top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

2021 em imagens: As fotos jornalísticas mais marcantes do ano



Por Juca Queiroz/via BBC News



O ano de 2021 foi marcado por uma série de eventos, desde a invasão inédita do Capitólio e a eleição da primeira vice-presidente negra nos Estados Unidos até a tomada de controle do Afeganistão pelo grupo extremista Talebã. O destaque, é para o correspondente da agência Reuters na Amazônia, fotojornalista Bruno Kelly.


Confira abaixo uma seleção das fotos mais marcantes:



Parentes de pessoas hospitalizadas ou recebendo cuidados em casa, a maioria infectadas pelo coronavírus, esperam para comprar ou encher cilindros de oxigênio em uma loja de Manaus, no mês de janeiro. A incompetência do governo do Amazonas gerou uma crise sem precedentes, onde mais de 100 pessoas foram a óbito diariamente no Estado. (Foto: Bruno Kelly/Reuters).



Mabitchuri, uma criança Yawalapiti, participa de uma 'dança de fim de luto' durante o ritual fúnebre Kuarup em homenagem à memória do Cacique Aritana, no Parque Indígena do Xingu. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)



A gorila-das-montanhas órfã, Ndakasi, está nos braços de seu cuidador, Andre Bauma, pouco antes de sua morte em setembro em um orfanato de gorilas em Virunga - o parque nacional mais antigo da África - na República Democrática do Congo. Bauma resgatou Ndakasi quando tinha dois meses em 2007, depois que caçadores mataram seus pais. Sem familiares próximos, os guardas-florestais decidiram que não era seguro deixar Ndakasi voltar para a selva, e então a criaram no orfanato de gorilas. (Foto: Brent Stirton/Getty Images)



Kelvia Andrea Gonçalves, de 16 anos, é apoiada por sua tia Vanderleia dos Reis Brasão, de 37 anos, durante o enterro de sua mãe Andrea dos Reis Brasão, de 39 anos, no cemitério Parque Tarumã em Manaus. Andrea foi uma das mais de 14 mil vítimas da covid-19 no Estado do Amazonas. (Foto: Bruno Kelly/Reuters)



Multidões celebram o veredicto do ex-policial branco Derek Chauvin do lado de fora do Centro Governamental do Condado de Hennepin, no Estado americano de Minneapolis, em abril. Um júri considerou Chauvin culpado de três acusações pelo assassinato de George Floyd: assassinato em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo. (Foto: Carlos Barria/Reuters)



Centenas de afegãos amontoam-se a bordo de um avião de carga militar dos EUA enquanto fogem de Cabul após a tomada do país pelo Talebã em agosto. Segundo o site de análise de defesa dos EUA, Defense One, um oficial americano disse que a tripulação decidiu que era melhor decolar do que forçar as pessoas a sair do avião. (Foto: Comando de Mobilidade Aérea dos EUA)



Vice-secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre se tornou a primeira mulher negra em 30 anos a apresentar uma coletiva de imprensa diária na Casa Branca em Washington, EUA, em maio. "É uma verdadeira honra estar aqui", disse ela. "Mas acredito que estar atrás deste púlpito, estar neste edifício, não se trata de uma pessoa; é sobre o que fazemos em nome do povo americano." (Foto: Evelyn Hockstein/Reuters)



Relâmpagos cruzam os céus enquanto as pessoas olham para prédios exibindo um show de luzes na véspera do 100º aniversário do Partido Comunista Chinês em Pequim, em junho. O presidente da China, Xi Jinping, fez um discurso para marcar o evento, alertando que as potências estrangeiras "terão suas cabeças esmagadas" se tentarem intimidar ou influenciar o país. (Foto: Noel Celis/AFP)



Executivos de mais de 100 grandes empresas fizeram um apelo para que o Brasil assuma uma posição de liderança nas negociações da ONU sobre o clima em novembro, em um momento em que a destruição da floresta Amazônica durante o governo Bolsonaro deixa o país numa posição de pária ambiental no planeta.

(Foto: Bruno Kelly/Reuters)



Matt Stutzman, dos Estados Unidos, conhecido como 'Arqueiro sem braço', compete contra o eslovaco Marcel Pavlik no evento aberto individual masculino de tiro com arco nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 em agosto.

(Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)



Dois astronautas em trajes espaciais participam de uma missão na cratera Ramon, no deserto de Negev, em Israel, com o objetivo de ajudar a preparar um futuro pouso em Marte, em outubro. O Fórum Espacial Austríaco e a Agência Espacial de Israel estão colaborando na missão de três semanas.

(Foto: Jack Guez/AFP)



Comments


Anuncie Conosco

bottom of page