top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

48 cidades decretam situação de emergência no Amazonas: Estiagem afetou 392 mil pessoas

Da Redação - Memorial News

Via Agência Amazonas

Foto: Cadu Gomes/VPR

Autoridades de 48 municípios do Amazonas decretaram situação de emergência, 12 cidades em alerta, nenhum em atenção e 2 em normalidade por causa da seca. De acordo o boletim, o Amazonas tem 392 mil pessoas afetadas até o momento, cerca de 97 mil famílias. Na cidade de Tefé, os moradores estão ficando sem água limpa para beber.


O Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental foi instituído no dia 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também decretou situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca severa que atinge o estado.

O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.


A prefeitura de Manaus, capital amazonense, decretou situação de emergência em razão da seca que atinge o Rio Negro. Em 28 de setembro, o rio atingiu a cota de 16,11 metros (m), nível considerado muito baixo para o período. O decreto tem validade de 90 dias.


De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em setembro, foram registrados 6.597 focos no Amazonas. Nos últimos dois dias, foram notificados 34 focos de queimadas em Autazes, dez nos municípios de Careiro e Careiro da Várzea, oito em Novo Airão e seis em Iranduba.


O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou na última terça-feira (10) o uso de agentes da Força Nacional em municípios do Sul do Amazonas para combater queimadas ilegais.



Comments


Anuncie Conosco

bottom of page