top of page

A piada do 'jornalismo sem chantagem': Portal Realtime1 publica fake news sobre pagamentos de site, confunde nomes e depois apaga matéria

  • Foto do escritor: Portal Memorial News
    Portal Memorial News
  • 12 de abr.
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 7 dias


Por Juca Queiroz - Redação

MTB - 088/DRT-AM

Foto: Reprodução


O escárnio ao jornalismo protagonizado pelo portal RealTime1, que tem como diretora executiva a jornalista Liliane Maia, mais uma vez coloca em xeque-mate a credibilidade do site. O portal divulgou na tarde desta sexta-feira (11), informações falsas sobre supostos pagamentos feitos pela Prefeitura de Manaus a portais e blogs de notícias. A matéria apontava de forma mentirosa que o Portal Banzeiro News, que tem como editor-chefe o jornalista Fernando Reis, teria recebido R$ 377.918,65 entre fevereiro e abril de 2025. Depois de constatar que a informação era falsa e que se tratava de uma fake News, o próprio portal retirou a matéria do ar, admitindo uma grande 'barrigada'.


Mesmo com a fake News publicada e depois apagada sem nenhuma retratação, o portal ostenta na capa do site o selo de “Jornalismo Profissional” do Sindicato dos Jornalistas, além de uma descrição que diz que eles atuam com “Jornalismo sem chantagem”, o que destoa da prática de quem, sem nenhuma responsabilidade, decide divulgar fake News para atacar gestores públicos.


Na verdade, o portal trocou o nome da Banzeiro Comunicação pelo Portal Banzeiro News. Ainda na matéria, o RealTime1 publica uma tabela constando informações falsas sobre recursos destinados à publicidade em sites, portais e blogs.


Através de nota, a Prefeitura de Manaus se pronunciou contra a disseminação de fake news. (Veja a nota completa abaixo). A reportagem entrou em contato com o jornalista Fernando Reis, editor-chefe do Portal Banzeiro News, que disse que não vai se pronunciar sobre o episódio.


Dados estatísticos e informações privadas jogados ao vento


Como se não bastasse a grande 'barrigada' praticada pelo Portal RealTime1 acerca da fake news, o mesmo ainda expôs um 'levantamento' de dados, métricas, tráfegos e desempenhos do Portal Banzeiro News e do Portal CM7 Brasil, de propriedade da jornalista Cileide Moussalém. Tudo isso, para tentar atingir a gestão do prefeito David almeida. Alguns portais que agem no mesmo 'modus operandi', ainda tentaram pegar carona na notícia falsa, sem sucesso.


Reincidência em casos de fake news


Após denúncias, em julho de 2024, a diretora do portal RealTime1, se envolveu em mais uma polêmica, na qual divulgou uma pesquisa e omitiu os dados estatísticos da mesma e foi convocada pelo Conselho Federal de Estatísticas (CONFE), a esclarecer sobre os dados.

No documento, o Conselho pede informações básicas sobre as pesquisas de intenção de votos, comuns em períodos eleitorais. Devem ser fornecidos os seguintes detalhes ao CONFE: nome do estatístico responsável pelo site; metodologia da pesquisa; programa utilizado para coleta e resultado dos dados, omitidos na época pelo portal.


CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DA PREFEITURA DE MANAUS:



Em combate à desinformação e Fake News, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), se manifesta em razão de matéria publicada por veículo de comunicação local constando informações falsas sobre recursos destinados à publicidade em sites, portais e blogs de comunicação.


A matéria publicada foi retirada do ar no mesmo dia pelo referido veículo, ratificando que os dados são inverídicos.


A prefeitura alerta para a importância dos veículos de comunicação e pessoas públicas apurarem informações e fatos, tendo como base fontes seguras, sob o risco de contribuírem com a disseminação de notícia com conteúdo falso e a prática do crime de Fake News previsto em lei.


A prefeitura reitera, ainda, que a comunicação institucional é realizada com ética e moralidade, obedecendo os padrões e os planos estratégicos estabelecidos com transparência e coerência, com o objetivo de alcançar a população com notícias e serviços de maneira eficiente e responsável.


Esta gestão municipal está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, garantindo a precisão das informações e ajudando a valorizar quem verdadeiramente atua sob a égide da verdade.


VEJA OS PRINTS DA MATÉRIA PUBLICADA E APAGADA PELO REAL TIME1:












Comments


Anuncie Conosco

expediente plub.jpg
reuters-logo-white.png
idJkrtlFE9.png
ef18f89b27240567f8797ff0ea8b7974.jpeg
bottom of page