top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Após chamar deficientes de pessoas com problemas 'desequilíbrio de parafuso', Lula pede desculpas

Por Juca Queiroz - Da Redação

Via Estadão Conteúdo

Foto: André Borges/EFE

Demorou quase uma semana para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitir o erro e se retratar com as pessoas com deficiência. Na terça-feira 18, durante uma reunião em Brasília, o petista declarou que pessoas com deficiência têm “desequilíbrio de parafuso”. “Pode uma hora acontecer uma desgraça.”


Hoje, pelas redes sociais, Lula se retratou. “Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas”, afirmou. “Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental.”


“Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. É por isso que quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala”, escreveu Lula.


Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo.


Durante a semana, o petista foi alvo de críticas pelas falas. O apresentador da TV Globo Marcos Mion afirmou que o comportamento “afetou não só a comunidade autista, mas todas as pessoas com deficiência intelectual”. O teor da declaração de Lula “chocou todo o mundo”, disse.

Comentários


Anuncie Conosco

bottom of page