Da Redação - Memorial News
Via Assessoria Boi Caprichoso
Foto: Juca Queiroz - Memorial
O Movimento Marujada iniciou neste sábado, 6 de abril, marcou o início da 36ª temporada de Bar do Boi. O pioneiro e tradicional evento tingiu de azul e branco o Sambódromo, na zona centro-oeste de Manaus, trazendo ao palco itens oficiais e toadeiros do Boi Caprichoso para celebrar a cultura – o maior dos saberes populares.
Fabiano Neves abriu a noite de shows azulados, entoando sucessos que imergiram o público na sua história e identificação com o evento. O toadeiro foi uma das vozes condutoras dos ensaios da Marujada de Guerra, do palco do Bar do Boi e Apresentador do Caprichoso.
Márcio do Boi trouxe para o segundo show da noite um repertório rico da musicalidade azul e da sintonia com o tema do evento. Na toada “Caboclo Mateiro”, de 2008, o toadeiro convidou ao palco o grupo de dança Troup Caprichoso para cênica que exaltou a mensagem de preservação da Amazônia.
O terceiro show do Bar do Boi promoveu o retorno de Edilson Santana aos eventos oficiais do Boi Caprichoso. O toadeiro reeditou a parceria bicampeã do Festival de Parintins em 2007 e 2008 ao lado de Junior Paulain e com o rufar potentado da Marujada de Guerra. A dupla se emocionou no palco e transmitiu imensurável emoção ao público, com marcantes toadas do triênio no qual representavam levantador de toadas e apresentador, respectivamente, na arena do Bumbódromo. (Foto: Roger Mattos/Boi Caprichoso)
Antecedendo o show temático, o presidente do Boi Bumbá Caprichoso, Rossy Amoedo subiu ao palco do Bar do Boi para convidar a nação azul e branca a fazer parte do projeto
“Cultura, o Triunfo do Povo”, que norteará o touro negro na busca do tricampeonato do Festival de Parintins.
Rossy Amoedo, presidente do boi, convidou a nação azul e branca a fazer parte do projeto
“Cultura, o Triunfo do Povo”, que norteará o touro negro na busca do tricampeonato. (Foto: roger Mattos/Boi Caprichoso)
Show principal da noite, “Cultura, o Saber Popular” trouxe o Apresentador Edmundo Oran e o Levantador de Toadas Patrick Araújo e elevou o clima de tricampeonato – foco do Boi Caprichoso na temporada. Com toadas que marcaram o bicampeonato e um aperitivo das toadas 2024 que já estão na ponta da língua do torcedor, a dupla se juntou ao melhor ritmo do Festival num apoteótico espetáculo, com direito ao tradicional Auto do Boi.
O emblemático momento folclórico, contado pelo saber popular, trouxe o Boi Caprichoso, o Amo do Boi Prince do Caprichoso e a Sinhazinha da Fazenda Valentina Cid, além dos personagens tradicionais do folguedo – o pajé e o casal Pai Francisco e Mãe Catirina.
Valentina Cid, sinhazinha da fazenda, foi responsável pela aula de bailado no primeiro Bar do Boi Caprichoso, na noite do último sábado, no sambódromo. (Foto: Juca Queiroz/Memorial)
Sob o êxtase da apoteose, Klinger Junior subiu ao palco do Bar do Boi para dar sequência aos shows com repertório recheado de sucessos que mantém vivo o legado do pai, Klinger Araújo, fortemente identificado com o evento, e sua identidade musical que conquistou o público nas últimas temporadas.
Coube a Paulinho Viana, levantador de toadas da Marujada de Guerra em Manaus, encerrar com chave de ouro o primeiro Bar do Boi da temporada, fazendo um grande panavueiro com grandes sucessos do Caprichoso em diversas épocas.
O presidente do Movimento Marujada, Rogério Jesus, exaltou o sucesso do conjunto de eventos do fim de semana azul na capital.
“O Bar do Boi foi o ápice do sucesso de tudo que realizamos nesses dois dias. Começamos pelo ensaio da Marujada, que já contou com as novas toadas no repertório, tivemos a missa em Ação de Graças que abençoou nossa temporada e o primeiro Bar do Boi, com grande presença dos torcedores. Começamos com o pé direito e isso prenuncia uma temporada vitoriosa”, concluiu.
Commenti