Por JucaQueiroz - Memorial News
Fotos: Divulgação
Em 2009, depois de pesquisar sobre produtos exóticos da Amazônia, e viajar pela região para aprender novas técnicas culinárias com os indígenas e moradores locais, o chef Felipe Schaedler inaugurou o Restaurante Banzeiro, que desde o início se tornou uma referência na cidade em termos de boa gastronomia.
Localizado em uma região calma, a poucos quilômetros do centro da cidade, o restaurante foi um dos responsáveis por inserir a culinária amazonense no cenário gastronômico nacional e ainda hoje é uma referência em termos de qualidade e sabor.
A palavra de ordem aqui é explorar os sabores locais, desde os peixes frescos da região, até mesmo formigas saúvas, servidas com espuma de mandioquinha.
Ao chegar no restaurante, você já se apaixona pela alegre fachada, mas é no seu interior, ornado com itens indígenas e de artistas amazonenses, que está a verdadeira beleza. O local é simples e acolhe os seus visitantes, deixando-os imediatamente à vontade.
O atendimento merece elogios, com profissionais alegres e sempre atentos às nossas solicitações, sendo essa uma das marcas registradas dos estabelecimentos do chef Felipe Schaedler, que preza tanto pela boa comida, como também por receber bem os seus visitantes.
O cardápio do Banzeiro
A filosofia do restaurante é a de oferecer o melhor da culinária regional, explorando ao máximo os produtos frescos de produtores locais, e sempre privilegiando os itens exóticos amazonenses, tão pouco conhecidos pelo restante do país.
O chef Felipe Schaedler tem especial preocupação com os seus fornecedores, assegurando-se que os mesmos atendam às exigências sanitárias e cumpram com regras de sustentabilidade visando proteger o meio ambiente.
Dentre os petiscos, os preços variam desde R$ 6,00 por um bolinho de peixe, até R$ 99,00 pelo Camarão empanado na farinha de Uarini.
Os pratos principais ficam em torno de 70 reais, que é o valor pago por um Pirarucu gratinado e vão até 175 reais por um Pato no Tucupi para duas pessoas.
As sobremesas custam em torno de 20 reais e muitas delas são uma fusão de clássicos da culinária com produtos regionais, como é o caso do Petit Gateau de Cupuaçu.
Para beber, temos sucos variados, refrigerantes, vinhos e uma grande variedade de coquetéis.
Cardápio exótico com formigas, flor da vitória-régia e tucumã
Você já ouviu falar em vitória régia? E formiga saúva? Tucumã talvez lhe pareça mais familiar. Esses ingredientes exóticos fazem parte da cozinha manaura e estão no cardápio do chef Felipe Schaedler, do Banzeiro. Além do menu e das técnicas da região amazônica, a casa também explora itens típicos da cultura local na decoração, levando o cliente a uma viagem aos rios da Floresta Amazônica.
Para o chef Felipe Schaedler, o Banzeiro Cozinha é uma pequena amostra da grande diversidade de produtos, cores e sabores da floresta. "Somos apaixonados, fissurados pela Amazônia e contribuir para sua cultura gastronômica com nossos pratos é um imenso prazer", afirma.
Mais do que um prato, a Formiga saúva é uma verdadeira diversão, tanto pelo desafio de comer um inseto, como pela surpresa ao final em descobrir que possuem um gosto familiar de capim limão.
Costela de Tambaqui Parrilla, grelhadas com flor de sal, acompanhada de baião de dois e farofa de ovo com farinha Uarini.
Pirarucu Amazônico, feito com filé de pirarucu grelhado, coberto com banana pacovã e queijo coalho, acompanhado de arroz com brócolis e batatas sauté.
O Banzeiro é imperdível! Se você puder ir em apenas um único restaurante em Manaus, não deixe de conhecer este que se tornou um precursor da alta gastronomia na cidade. Além de possuir um ótimo atendimento, serve pratos deliciosos e oferece um bom custo-benefício. O Banzeiro se mantém no topo durante tantos anos, mesmo diante de uma concorrência cada vez mais elaborada. Foi eleito o melhor restaurante da cidade em várias ocasiões.
Serviço
Endereço: R. Libertador nº 102, bairro Nossa Sra. das Graças, Manaus/AM.
Telefone: (92) 98437-0274
Comments