Por Juca Queiroz - Redação Memorial
Fotos: Divulgação
A Prefeitura de Manaus entregou, nesta segunda-feira, 9/9, mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) totalmente revitalizadas e equipadas para atender a população. A reforma dessas unidades faz parte do plano de revitalização da rede municipal de saúde, executado pela gestão municipal, com o objetivo de ofertar um serviço de saúde cada vez mais qualificado para a população da capital.
No período da manhã, foram entregues as UBS S 01, localizada na rua Formosa, s/n, Tailândia, Parque das Nações, na zona Sul, e a UBS O 07, localizada na rua Alvorada 1, s/n, Alvorada, na zona Oeste. Na parte da tarde, foram entregues a N 14, localizada na rua Fábio Lucena, esquina com a rua Menino Jesus, s/n, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cidade Nova, e a UBS N 46, na rua Abiu, s/n, Colônia Terra Nova, ambas na zona Norte.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, fez as entregas oficiais e ressaltou a importância dessas revitalizações. “Começamos a semana entregando mais quatro unidades, completamente revitalizadas, onde os pacientes poderão ser melhor atendidos e também ofertando mais conforto e qualidade de trabalho para os nossos servidores”.
Com as entregas desta segunda-feira, a Prefeitura de Manaus atinge a marca de 93 unidades de saúde que passaram por reformas, revitalizações ou que foram construídas do zero.
As quatro UBSs entregue são unidades de 132 metros quadrados, que ofertam atendimento médico, odontológico e de enfermagem, dispensação de medicamentos, vacinação, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, assistência pré-natal, exame preventivo do câncer do colo do útero e outros procedimentos próprios da rede básica de saúde.
Cada unidade dispõe de uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), que conforme as demandas do território, realiza visitas em domicílio para fortalecer as ações de prevenção de doenças, promoção à saúde e acompanhamento de agravos. São médicos, enfermeiros cirurgiões-dentistas, assistentes de saúde bucal, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que permitem que os serviços de saúde alcancem quem mais precisa de maneira assertiva e preventiva.
Cada uma dessas UBSs possui capacidade para realizar mais de 4,5 mil atendimentos por mês e foram revitalizadas por meio de Parceria Público Privada (PPP). As quatro unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Comments