top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

David Almeida anuncia força-tarefa e decreta estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas

Por Juca Queiroz / Memorial News

Fotos: Juca Queiroz / Memorial

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou uma força-tarefa, integrada pelas secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Assistência Social (Semasc), de Infraestrutura (Seminf), de Administração (Semad) e de Limpeza Urbana (Semulsp), para minimizar os impactos causados a 34 famílias na comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.


A forte chuva do domingo (12), causou o desbarrancamento de uma encosta na rua Frei Ciro. Toda a equipe da força-tarefa está prestando apoio aos moradores e iniciaram a limpeza e desobstrução da via, de forma imediata. Os trabalhos são intensificados, nesta segunda-feira, para conter a erosão e desviar as tubulações da rede de drenagem.

Acompanhado do vice-governador, Tadeu Souza, do vice-prefeito, Marcos Rotta e todos os secretários das respectivas pastas, David almeida esclareceu à população sobre o projeto de Infraestrutura e Assistência para a comunidade.

Na rua Frei Ciro, no bairro Monte das Oliveiras, a defesa Civil conseguiu detectar o problema a tempo e evacuou a área, levando as famílias para um lugar seguro. (Foto: Juca queiroz/Memorial News)


"Nós temos em Manaus, segundo levantamento da Defesa civil, 62 áreas de alto risco. Eram ao todo 89 áreas, já fizemos 17 áreas. Estamos trabalhando para fazer ainda este ano mais 20 áreas. Infelizmente, com o ocorrido de ontem, com mais de 120 chamadas registradas pela Defesa civil, nenhuma foi daquela área do Jorge Teixeira e Nova Floresta, que culminou na tragédia. Foi constatado que o que ocasionou o deslizamento de terras foi o grande acúmulo de lixo, em cima, na rua Topázio. Aqui, no Monte das Oliveiras, a água levou o barro. Lá a água levou o lixo, que com o desabamento, vitimou oito pessoas, infelizmente. Aqui no monte das Oliveiras conseguimos detectar a tempo, tiramos as famílias, realocamos para outro local seguro e trabalharemos para que isso não volte a acontecer", disse David.


David almeida explica a morador do local, os planos da força-tarefa da prefeitura, para resolver o problema definitivamente. (Foto: Juca Queiroz/Memorial News)


O vice-governador, Tadeu Souza, que acompanhou a fiscalização das equipes, ressaltou o apoio incondiicional do governo à prefeitura e disse que o trabalho em conjunto será essencial para resolver definitavamente esses problemas.


"Sabemos que Manaus, há muitos anos tem esses problemas de infraestrutura nas periferias. A determinação do governador Wilson Lima é dar apoio incondicional e irrestrito à Prefeitura de Manaus, em todas as situações. Com essa parceria inédita entre os governos estadual e municicpal, vamos resolver esses problemas recorrentes na cidade, que só foram 'empurrados com a barriga' ao longo de décadas. Vamos resolver inicialmentes os lugares de alto risco, salvo engano são 20 locais, segundo levantamento da Defesa Civil. Vamos resolver um a um, sem medir esforços. Isso é um compromisso do prefeito David e do governador Wilson com a população de Manaus", finalizou Tadeu.


Prefeito decreta estado de calamidade em razão das chuvas


Ainda em visita às áreas afetadas pela forte chuva no último domingo (12), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), que vai decretar estado de calamidade pública. O anúncio ocorreu durante intensificação dos trabalhos de resgate às vítimas soterradas na rua Pinto D'Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital amazonense.

David almeida ouve morador da rua Frei Ciro, que perdeu a casa por ocasião das fortes chuvas no último domingo (12). (Foto: Juca Queiroz/Memorial News)


O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira ocorreu em uma área de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte de baixo do barranco. Oito corpos foram localizados no local do soterramento e três pessoas foram resgatadas com vida. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.

“Nós já temos contratos para essas ações e para facilitar o repasse de recursos federais, eu vou decretar calamidade pública. Inclusive, estava com o secretário nacional de Defesa Civil conversando sobre isso, e nós estaremos amanhã com o presidente (da República) levando todo o levantamento dessas áreas e do que aconteceu no dia de ontem. Já levo o decreto em mãos para o governo federal. Com isso, agiliza a tramitação da liberação de recursos”, informou Almeida.

As secretarias municipais Seminf e Semulsp já atuam no local para retirar a lama do desbarrancamento no Monte das Oliveiras. (Foto: Juca Queiroz/Memorial News)


Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou ainda que a prefeitura segue em ritmo acelerado dando assistência às famílias afetadas.

“Estamos desde a madrugada aqui. Temos 74 pessoas abrigadas em uma igreja e logo serão transferidas para uma escola na rua Topázio. Nós estamos pagando o Auxílio Aluguel para todos os moradores, vamos fazer a distribuição de cestas, colchões e auxiliar naquilo que for preciso. Nós vamos iniciar os trabalhos de cima para baixo, para que possamos resolver o problema”, assegurou o prefeito.



Comments


Anuncie Conosco

bottom of page