top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

David Almeida e Wilson Lima firmam convênio de R$ 36 milhões para aquisição de ônibus elétricos

Por Tarcísio Layme/Memorial News

Além dos veículos adquiridos pelo convênio, a expectativa da Prefeitura de Manaus é de que, até o final do próximo mês de agosto, mais de 100 novos ônibus passem a circular pela cidade.


Além dos veículos adquiridos pelo convênio, a expectativa da Prefeitura de Manaus é de que, até o final do próximo mês de agosto, mais de 100 novos ônibus passem a circular pela cidade. (Foto: Prefeitura de Manaus


O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 24, um convênio com o governador do Amazonas, Wilson Lima, no valor de R$ 36,4 milhões, para a aquisição dos 12 primeiros ônibus 100% elétricos e com zero poluentes que serão introduzidos à frota convencional em circulação na cidade. A iniciativa faz parte do programa de revitalização da infraestrutura viária e mobilidade urbana implantado pela gestão municipal.


De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, o convênio é apenas o começo de uma nova história para transporte coletivo de Manaus. "A prefeitura investe 25 milhões de reais por mês no sistema de transporte coletivo de Manaus, são 300 milhões de reais por ano, 1,2 bilhão a cada mandato. Com esse valor já era para Manaus ter o melhor sistema de transporte público do mundo, mas não havia gente na prefeitura que dissesse não. Porque é muito fácil alguém indicar alguém para uma concessão, uma gratuidade. E nós estamos mudando isso e vamos colocar o transporte e a mobilidade urbana de Manaus onde ela deve estar, no topo”, completou David.


Dos novos veículos, dez serão no modelo Padron, que possui 14 metros e tem capacidade para até 95 passageiros. Os outros dois serão articulados e medem 22 metros e 50 centímetros, com capacidade para até 170 passageiros.


Além dos veículos adquiridos pelo convênio, a expectativa da Prefeitura de Manaus é de que, até o final do próximo mês de agosto, mais de 100 novos ônibus passem a circular pela cidade.


Os ônibus no modelo elétrico não emitem nenhum tipo de gás ou fumaça, sendo um transporte sustentável, além de serem mais silenciosos do que os veículos à combustão. Eles têm maior vida útil do que um ônibus a diesel, a manutenção também é mais barata, além de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.


O governador Wilson Lima afirmou que investimentos como esse ajudam na melhoria da qualidade de vida para toda a população de Manaus. "Esse é o caminho, além dos novos ônibus, abrir corredores viários é importante pra desafogar o trânsito, construir viadutos é importante e isso faz uma diferença muito grande na cidade. Estamos trabalhando para que o motorista, o pedestre e toda a população tenham uma melhor qualidade de vida”, concluiu o governador.


Viadutos pela cidade


Ainda segundo David Almeida, em breve será anunciada a construção de novos viadutos na cidade. Um na bola do produtor, no Jorge Teixeira, além de uma passagem de nível na Av. Torquato Tapajós nas proximidades do supermercado Carrefour e outro na Av. Coronel Pedro Teixeira na Compensa. Obras que devem fazer fluir melhor o trânsito na cidade de Manaus.

コメント


Anuncie Conosco

bottom of page