top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

David Almeida reúne políticos e representantes da indústria e comércio em defesa da ZFM


A Reunião contou com a presença de vários políticos, líderes empresariais e representantes da indústria do Polo Industrial de Manaus. (Foto: Tarcísio Layme/Memorial)



Por Tarcísio Layme/Memorial News



O prefeito da capital amazonense, David Almeida, reuniu na manhã desta segunda-feira (28), políticos, representantes da indústria, líderes sociais e empresários no Palácio Rio Branco, no centro da cidade.


A reunião teve como objetivo planejar ações e iniciar um movimento em defesa da Zona Franca de Manaus, ameçada pelo Decreto nº 10.979 do governo federal, publicado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, 25, que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excetuar a Zona Franca de Manaus.


De acordo com o prefeito de Manaus, a medida "fere de morte a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas". O diferencial tributário do modelo econômico do Amazonas está previsto na Constituição Federal, e a emenda constitucional que o prorrogou até 2073 ainda é válida.


Durante a reunião estiveram grandes nomes da política amazonense, que inclusive já batalham há anos na defesa da ZFM, como o deputado federal Marcelo Ramos e o Senador Omar Aziz, ambos do PSD.


Durante a conversa, Omar Aziz sugeriu ao chefe do executivo municipal que redigisse uma carta com destino ao presidente da república. O pedido foi acatado e segundo David, a carta deve ser enviada ainda nesta segunda contendo as principais reivindicações e assinada por todos presentes na reunião, além de líderes sociais, líderes do comércio, empresários e industriários: "Dessa reunião nós tiramos algumas conclusões. Primeiro, nós queremos que se mantenham as vantagens comparativas do Polo Industrial de Manaus, não somos aqui contra o decreto que beneficia 300 mil industrias, mas que esse decreto possa ser extendido e que um outro decreto possa ser publicado, para que o PIM não seja prejudicado. Esse é o primeiro caminho, o caminho do diálogo, o caminho do entendimento. Posteriormente, caso nada seja feito, não excluimos a possibilidade de combatermos o próprio decreto em si", afirmou David Almeida.


Encontro com ministro da economia


No sábado houve uma ligação telefônica entre o senador Omar Aziz e Paulo Guedes, Ministro federal da econômia e uma reunião foi marcada no próximo dia 7. "Tem que estar presente nesta reunião não só eu como toda a bancada, o governador do estado, o prefeito David Almeida. Eu acho que esse é o encaminhamento primeiro, depois tem outros encaminhamentos se esse não der resultado, mas a gente espera que dê", ressaltou Omar.


David Almeida ainda publicou uma nota em suas redes sociais, convocando todos os políticos e classes empresarias para unirem forças em prol da defesa do modelo da Zona Franca de Manaus:


Queremos unir forças, sem procura de protagonismo, onde o nosso partido é o Amazonas e o nosso candidato é a Zona Franca de Manaus!


Na última sexta-feira, o Diário Oficial da União divulgou numa edição extra, o decreto mais danoso, considerado um ataque ao nosso modelo de desenvolvimento que manteve 96% da nossa floresta preservada pelo nosso modelo Zona Franca.


Através desta reunião nos unimos trabalhando pelo mesmo ideal, na busca de um discurso unificado, soluções e encaminhamentos, a fim de esgotar todas as etapas do entendimento político para que possamos reverter essa situação, nos pontos de vista técnico e ambiental.


Essa união se dá pela vontade de preservar aquilo que é fundamental para a nossa sobrevivência que é a Zona Franca de Manaus, que hoje, ao completar seus 55 anos, infelizmente, recebe o pior presente que poderíamos ter.


Agradeço a união entre todos os presentes, parlamentares do Amazonas, representantes da indústria, empresas e da sociedade civil organizada em defesa da ZFM.


Prefeito de Manaus, David Almeida



Confira na íntegra o decreto federal públicado no dia 25 de fevereiro:



Comments


Anuncie Conosco

bottom of page