top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Ex-vereador Ronaldo Tabosa é preso durante operação da Polícia Federal em Manaus

Por Juca Queiroz - Memorial News

Via Asscom PF/AM

Foto: Reprodução/Youtube

O empresário e ex-vereador Ronaldo Tabosa, filiado ao partido Avante, foi preso na manhã desta quarta-feira, 4, durante deflagração da Operação Tesouro Oculto que tem como objetivo combater crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, organização criminosa, fraude à execução e uso de documento falso.


Na mesma ação policial, um irmão do político também foi preso, juntamente com sobrinhos de Ronaldo Tabosa. Conforme as fontes, "outros laranjas” do político também foram levados para a sede da Polícia Federal.


A operação mobilizou 100 policiais federais, que cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão em Manaus e Borba, locais estratégicos identificados durante as investigações.


Foi concedido judicialmente o sequestro e indisponibilidade de bens móveis e imóveis, visando a quitação da dívida perante a Fazenda Nacional no valor de RS 87 milhões.


A investigação iniciou-se em 2019 e apurou um esquema de criação de empresas fraudulentas, por meio de organização criminosa, que fazia a utilização de “laranjas” (sem ciência da sua condição de participante na ação) e de “testas de ferro” (com ciência da participação).


As empreses eram criadas de fato, com CNPJ constituído, com o intuito de darem continuidade a atividade ilegal de venda de planos de saúde sem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de sonegar créditos fiscais, frustrar direitos trabalhistas, fraudar credores e lavar os ativos ilícitos obtidos por meio.


Conforme o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, Pablo Michel, “pelo menos 35 empresas foram constituídas, visando dificultar a fiscalização. Esta organização criminosa já atua há décadas em Manaus”, garante.


Já o delegado regional de Polícia Judiciária, Sávio Pinzon, afirma que a Receita Federal confirmou a sonegação de impostos e foi aí que tudo começou a ser investigado. “É uma investigação sigilosa, cujo objetivo é detectar patrimônio oculto. Os mandados de busca têm por objetivo arrecadar documentos comprobatórios que estão no inquérito”.

Tabosa se identifica nas redes sociais como “cristão”, e acumula mais de 116 mil seguidores. A defesa não se pronunciou ainda.


De acordo com a PF, a Operação Tesouro Oculto combate lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, organização criminosa, fraude à execução e uso de documento falso. O esquema envolveria vendar de planos de saúde.

Komentáře


Anuncie Conosco

bottom of page