Por Juca Queiroz - Memorial News
Com informações da Asscom PADF
Fotos: Clóvis Miranda/Divulgação
Manaus/AM - Visando ampliar o debate sobre migrações e refúgios na cidade de Manaus, a Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF) e a Associação Venezuelanos no Amazonas (ASOVEAM), realizarão a Conferência Livre Local em Manaus, com foco na integração de Horizontes no Enfrentamento às Violações de Direitos, como parte da '2ª Conferência de Migrações, Refúgio e Apátrida' (COMIGRAR).
O evento acontecerá dia 27 de fevereiro, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), localizado na rua São Luís, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, serão discutidas propostas de políticas públicas a serem apresentadas no âmbito da etapa preparatória para a Conferência Nacional, com foco no tema “Desafios no acesso aos serviços públicos e na inserção socioeconômica dos migrantes, refugiados e apátridas no Amazonas.
Para a presidente da Associação dos Venezuelanos no Estado do Amazonas (Asoveam), Solange Blanco, é necessário não apenas pensar na implementação de novas políticas voltadas para esse público, mas também em alterações e ampliações no que a Lei de Migração atualmente determina.
“A última edição da Comigrar aconteceu há 14 anos e o Município de Manaus não discutiu propostas para este público. A partir dessa conferência, a capital amazonense terá espaço para expor a realidade do fluxo migratório na região, como explica uma das organizadoras do evento, Mirella Lauschner. Precisamos lutar também por mudanças que possam se encaixar na Lei de Migração como conhecemos hoje para, assim, podermos avançar na inserção social de toda a população migrante presente hoje em Manaus, num processo gradual e que busque minimizar os desafios que todos nós enfrentamos”, concluiu Solange.
Ainda segundo Solange Blanco, a última edição da Comigrar aconteceu há 14 anos e o Município de Manaus não discutiu propostas para este público. A partir dessa conferência, a capital amazonense terá espaço para expor a realidade do fluxo migratório na região.
Com sede em Brasília-DF, Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), é uma organização sem fins lucrativos estabelecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, que tem como foco a criação de um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas migrantes.
Opmerkingen