top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Grupo terrorista Hamas liberta 24 reféns após trégua de 4 dias com Israel

Da Redação - Memorial News

Por Hugh Lawson e Peter Graff/Reuters

Foto: Ronen Zvulun/Reuters (17.nov.23)

FRONTEIRA GAZA/ISRAEL-GAZA (Reuters) - Combatentes do Hamas libertaram 24 reféns nesta sexta-feira, durante o primeiro dia da primeira trégua da guerra, disse a Cruz Vermelha, incluindo mulheres e crianças israelenses e trabalhadores agrícolas tailandeses.


Nove horas depois de as armas silenciarem pela primeira vez em sete semanas, a Cruz Vermelha Internacional disse ter iniciado uma operação para facilitar a transferência de reféns em Gaza para Israel em troca de palestinos detidos em prisões israelitas. Mais tarde, disse que 24 reféns foram libertados em Gaza.


"A dor profunda que os familiares separados dos seus entes queridos sentem é indescritível. Estamos aliviados por alguns se reunirem depois de uma longa agonia", disse Fabrizio Carboni, diretor regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha para o Próximo e Médio Oriente.


A mídia israelense informou que 13 mulheres e crianças foram entregues à Cruz Vermelha e a uma equipe de segurança egípcia que ajudou na sua libertação. O governo israelense e o Hamas não confirmaram isto imediatamente.


Além das mulheres e crianças israelitas que deverão ser libertadas no primeiro dia da trégua de quatro dias, a primeira-ministra tailandesa Srettha Thavisin disse numa publicação nas redes sociais que um grupo separado de 12 trabalhadores tailandeses foi libertado.


Uma fonte informada sobre as negociações disse que a libertação dos tailandeses, que eram todos homens, não estava relacionada com as negociações de trégua e seguiu um caminho separado de negociações com o Hamas, mediadas pelo Egito e pelo Catar. Trabalhadores agrícolas tailandeses empregados no sul de Israel estavam entre os cerca de 240 reféns arrastados de volta para Gaza por homens armados quando combatentes do Hamas lançaram uma onda de assassinatos em 7 de outubro.


A fonte disse que o número de tailandeses libertados pode ser 11 ou 12.


Nos termos da trégua de quatro dias entre Israel e o Hamas, 50 mulheres e crianças reféns serão libertadas durante quatro dias, em troca de 150 mulheres e crianças palestinianas entre milhares de detidos nas prisões israelitas. Israel diz que a trégua poderia ser estendida se mais reféns fossem libertados, a uma taxa de 10 por dia.


Os primeiros 13 a serem libertados na sexta-feira seriam trocados por 24 mulheres palestinas e 15 adolescentes.


Na manhã de sexta-feira, o combate entre as tropas israelenses e os combatentes do Hamas foi interrompido pela primeira vez em sete semanas sob a trégua.


Não foram relatados grandes bombardeamentos, ataques de artilharia ou ataques com foguetes, embora o Hamas e Israel se acusassem mutuamente de tiroteios esporádicos e outras violações. Ambos disseram que a guerra seria retomada a todo vapor assim que a trégua terminasse.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page