top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Hoje tem eclipse total da Lua e poderá ser visto em todo Brasil

Por Juca Queiroz/Com informações do ClimaTempo

Um eclipse lunar total ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16). É um evento raro, no qual a Lua passa pela sombra da Terra, ocasionando o fenômeno.


O evento corresponde a um alinhamento perfeito entre a Lua, a Terra e o Sol. Assim, o eclipse lunar total só pode ocorrer durante a fase da Lua cheia, quando a Terra está entre os dois astros. Na maioria das vezes, esse eclipse é parcial, porque a órbita do satélite fica ao norte ou sul da órbita terrestre.

Nesse caso em específico, a Lua adentra na região de sombra da Terra, que impede que a luz solar atinja sua superfície. Os eclipses lunares ocorrem duas vezes ao ano, mas o eclipse lunar total é algo mais raro.


Esse será o primeiro do ano de 2022, e pode ser total ou penumbral, a depender da localidade. Em algumas áreas das Américas, Europa, África e leste do Pacífico, será possível ver o eclipse lunar total, enquanto na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, o eclipse penumbral será visível.


No Brasil, o eclipse terá início às 23hrs de domingo e se estenderá até às 3h50 de segunda-feira e poderá ser visto de todos os pontos do país, segundo o Climatempo.

Caso não consiga ver pessoalmente, é possível acompanhar por transmissões, como a da NASA, que inclui ainda um chat ao vivo e discussão acerca da missão Ártemis, um programa de pouso na Lua. Canais brasileiros também irão disponibilizar uma transmissão, como o do Observatório Nacional e o do Observatório Astronômico Rei do Universo.


O próximo e último eclipse lunar de 2022 vai ocorrer no dia 8 de novembro. Ele será visível, pelo menos parcialmente, na Ásia, Austrália e América do norte, partes do norte e leste da Europa, no Ártico, e na maior parte da América do Sul.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page