A cerimônia aconteceu no Parque da Criança e contou com a presença do prefeito e do governador. A pequena Ângela Alvarenga, 6 anos, foi a primeira criança em Manaus a tomar a vacina. (Foto: Reprodução)
Por Juca Queiroz/Memorial News
O Prefeito de Manaus David Almeida, em parceria com o governador do Amazonas, Wilson Lima, participaram do início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências.
A cerimônia de abertura foi realizada no Parque da Criança, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença de vários secretários da prefeitura e do governo.
A primeira criança vacinada, foi a pequena Ângela Conceição de Alvarenga de 6 anos. Ela recebeu o imunizante das mãos da enfermeira da Semsa Rita Ariane.
O prefeito David Almeida, primeiramente agradeceu a parceria com o governo do Estado e falou das metas para o próximo passo.
"Hoje é um dia histórico em Manaus, o dia em que inicia a vacinação das nossas crianças. Nossa meta é imunizar 90% das crianças da nossa cidade. Quero aqui muito agradecer ao governador Wilson Lima, a quem peço uma salva de palmas pela belíssima parceria. Se não fosse essa parceria, estaríamos em um momento crítico. Esse é um momento muito importante. Manaus tem uma das maiores coberturas vacinais do país. Já são 82% da população imunizados com a segunda dose. Nós vivemos um momento muito diferente em relação à pandemia. Todos os vacinados com as três doses, estão protegidos. Quero registrar aqui também meu respeito e admiração pelos profissionais da Saúde do município, São mais de 14 horas diárias de trabalho para proteger a população. Montamos o primeiro Centro de Testagem no Studio 5. Agradeço imensamente ao proprietário do espaço, Felipe Daul Jr., por ter cedido o espaço. No sábado (15), foram realizados 3.967 nas pessoas que passaram por lá, dessas 2.694 testaram positivo. Com esse apoio, fazemos o acolhimento, a testagem, a pessoa vai ao médico, já temos a farmácia e a pessoa já sai com o medicamento para se tratar em casa. Por isso é importante essa parceria com o governo. Manaus hoje é referência. Eu tenho um grupo de prefeitos das capitais brasileiras, que me ligam para saber dos procedimentos que estamos adotando para combater a covid. Amanhã, abriremos o Centro de Convenções Vasco Vasques, cedido pelo governo, para criar mais um Centro de Testagem. Ano passado nós assumimos a prefeitura em meio àquele campo de batalha. Hoje já ajustamos, a prefeitura ampliou os Serviços de Atenção Básica à Saúde. Aquilo que era uma meta de promessa de campanha, para um período de quatro anos, nós conseguimos fazer em dez meses, que era cobrir 77% da população de Manaus com Atenção Básica à Saúde. Tudo fruto do trabalho dos abnegados funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, comandada pela dra. Shádia Fraxe e pela subsercretário dr. Djalma. Ressalto mais uma vez a importância dessa parceria com o governador Wilson Lima, que nos estende a mão, dando assistência; e juntos, nós vamos proteger nossa população. A vacina é a arma mais poderosa no combate a esse vírus", disse o gestor.
Presente no evento, o governador Wilson Lima ressaltou que repassou cerca de 17 mil doses de imunizantes para a prefeitura. O governador falou também sobre a importância da imunização infantil e relatou também as metas do governo para enfrentamento da Covid-19.
"Quero cumprimentar o prefeito David Almeida e ressalto que a vacinação é de responsabilidade da Prefeitura. O Estado tem a função de receber essa vacina e repassar aos municípios. Não só em Manaus, mas nos demais município do Estado. Hoje é um dia importante, o qual marca o início da vacinação dos nossos pequeninos. E é responsabilidade dos pais de se empenhar para que seus filhos sejam vacinados. Só peço que cada um faça sua parte. Estamos fazendo a nossa", disse o governador.
A vacina será oferecida em quatro locais estratégicos, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou ambientes exclusivos, lúdicos e adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). confira no cronograma abaixo:
Parque Cidade da Criança, zona Sul, das 09h às 16h
Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, das 09h às 16h
Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, das 09h às 16h
Shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.
A população de 5 a 11 anos residente em Manaus, conforme projeção do MS, é de 260.721 crianças e a meta da prefeitura é imunizar 90% desse público. O atendimento será escalonado e, depois dos menores com comorbidades e deficiências permanentes, serão vacinados os demais grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de vacinas.
A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).
As crianças devem ir ao ponto de vacinação acompanhadas de um dos pais ou de outro responsável maior de idade e estes devem apresentar documento de identificação.
Para as crianças, os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Além desses, para as crianças com comorbidades, é necessária a apresentação de laudo médico que comprove essa condição. As que têm deficiências (PcDs) não precisam apresentar laudo.
Estão incluídas na lista de prioridades do Ministério da Saúde, as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca-IC, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular), doença renal crônica, imunossupressão, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.
Comments