Por Thamiris Galhardo/Sing Comunicação
Fotos: Divulgação/Salcomp
Manaus/AM - A Salcomp Brasil, fabricante e desenvolvedora de produtos eletrônicos, a fim de incentivar a preservação do meio ambiente e a reciclagem, realiza a coleta de cerca de 550 toneladas de resíduos sólidos da sua fábrica em Manaus-Amazonas, contabilizando um índice de mais de 95% de reciclagem. Todos os materiais são coletados e têm a sua correta destinação, realizada apenas por prestadores de serviços com licença ambiental válida para essa finalidade.
Além disso, a fim de certificar que o processo de reciclagem está passando por todas as etapas e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente, a Salcomp realiza ainda auditorias em prestadores de serviço em uma periodicidade semestral.
Dentre os materiais coletados, é possível encontrar papelão, madeira, metais ferrosos, alumínio, plástico, cobre, bronze, latão e resíduos de soldadura. Além disso, itens como eletrólitos de pilhas são encaminhados para a incineração, devido sua alta contaminação para o meio ambiente. Lâmpadas fluorescentes também são conduzidas para a descontaminação antes de serem recicladas.
Atualmente, são produzidas, por ano, mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo, segundo levantamento feito pela International Solid Waste Association (ISWA), uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos. A projeção do estudo, inclusive, é que a geração de resíduos chegará a 3,4 bilhões de toneladas, por ano, até 2050.
Segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos são de fato reciclados no Brasil. Por isso, é importante contar com a conscientização das pessoas e empresas com olhar voltado à sustentabilidade.
A Salcomp visa por meio dos seus processos de reciclagem, além de incentivar a preservação do meio ambiente, também estimular o desenvolvimento do país, já que a proteção da Amazônia é importante para o crescimento econômico. Com a proximidade da fábrica da maior e principal floresta tropical do mundo, aumentam as responsabilidades de preservação.
“Além de externalizar nossa preocupação com a preservação do meio ambiente realizando a reciclagem dos materiais utilizados na fábrica, também fazemos um processo interno de conscientização para os novos colaboradores. E ainda, anualmente realizamos treinamento com todos os prestadores de serviços e funcionários para ressaltar a importância do descarte e destinação correta dos materiais”, diz Helido Montenegro, Gerente Geral da Salcomp Brasil.
Visando a gestão de resíduos, aqui no Brasil, foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/10 - que orienta a forma como o país lida com a pauta, solicitando o máximo de transparência no gerenciamento do resíduo por parte das empresas. Dados de 2019 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que no Brasil, 76% das companhias já desenvolvem algum tipo de economia circular como, por exemplo, reciclagem de materiais, logística reversa e reuso da água.
A Salcomp, com sede no Brasil há mais de 20 anos, tem como compromisso produzir itens sustentáveis, inovadores e de qualidade. Dentre os materiais produzidos pela empresa estão produtos eletrônicos como carregadores, drivers de LED, Power Bank e baterias.
*Edição: Juca Queiroz
Comments