top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Israel bombardeia embaixada do Irã na Síria e mata comandantes: Irã diz ter direito a responder ataques

Por Juca Queiroz - Memorial News

Via Agência Reuters

Foto: REUTERS/Firas Makdesi/01/04/2024

DAMASCO (Reuters) - Supostos aviões de guerra israelenses bombardearam a embaixada do Irã na Síria nesta segunda-feira, em um ataque que o Irã disse ter matado sete de seus conselheiros militares, incluindo três comandantes seniores, e que marcou uma grande escalada na guerra de Israel com seus adversários regionais.


Repórteres da Reuters no local, no distrito de Mezzeh, em Damasco, viram equipes de emergência escalando os escombros de um prédio destruído dentro do complexo diplomático, adjacente ao principal prédio da embaixada iraniana. Veículos de emergência estavam estacionados do lado de fora. Uma bandeira iraniana pendurada em um mastro perto dos escombros.


“Condenamos veementemente este atroz ataque terrorista que teve como alvo o edifício do consulado iraniano em Damasco e matou vários inocentes”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Faisal Mekdad, que foi visto no local juntamente com o ministro do Interior da Síria.


O embaixador do Irão na Síria disse que o ataque atingiu um edifício consular no complexo da embaixada e que a sua residência ficava nos dois últimos andares.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse em um comunicado que sete conselheiros militares iranianos morreram no ataque, incluindo Mohammad Reza Zahedi, um comandante sênior da Força Quds, que é um braço paramilitar e de espionagem estrangeira de elite.


Há muito que Israel tem como alvo as instalações militares do Irão na Síria e os seus representantes, mas o ataque de segunda-feira foi a primeira vez que Israel atingiu o vasto complexo da embaixada. Intensificou esses ataques em paralelo com a sua campanha contra o grupo palestiniano Hamas, apoiado pelo Irão, que desencadeou a guerra em Gaza com um ataque a Israel, em 7 de Outubro, que matou cerca de 1.200 pessoas e fez 253 reféns, segundo dados israelitas.


Resposta ao ataque


O Irã preserva o direito de tomar ações recíprocas contra o ataque israelense em Damasco contra seu consulado, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Nasser Kanaani, nesta segunda-feira (1°), de acordo com a mídia estatal.


Aviões de combate supostamente israelenses bombardearam a embaixada do Irã na Síria nesta segunda-feira. “Teerã decidirá sobre o tipo de resposta e punição contra o agressor”, acrescentou Kanaani.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page