top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Israel diz que matou terroristas em ação com tanques em Gaza e prepara incursão terrestre

Da Redação - Memorial News

Via Agência reuters

Foto: SATELLITE IMAGE ©2023 MAXAR TECHNOLOGIES

Israel conduziu um “ataque direcionado” com tanques no norte de Gaza, disseram seus militares nesta quinta-feira (26). O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alertou para uma incursão terrestre na região.


Vídeo publicado pelas Forças de Defesa de Israel mostra tanques e veículos blindados, incluindo uma escavadeira, movendo-se em uma estrada no norte de Gaza. Os veículos militares disparam e alguma destruição pode ser vista nas proximidades.


“Estamos lançando fogo sobre o Hamas”, disse Netanyahu em discurso televisionado na noite de quarta-feira (25). Segundo ele, Israel “já eliminou milhares de terroristas – e isso é apenas o começo”.


O porta-voz das FDI, Peter Lerner, disse que o ataque, que descreveu como grande, mas de alcance limitado, foi “uma operação clara e abrangente destinada a criar melhores condições para operações terrestres se e quando isso ocorrer”.


“Na verdade, enfrentamos o inimigo, matamos terroristas que planejavam realizar ataques contra nós com mísseis guiados antitanque”, disse ele.


À medida que a crise humanitária atinge um ponto preocupante, o combustível está prestes a acabar e os serviços de saúde paralisados, aumenta a pressão sobre a comunidade internacional para que Israel permita a entrada de ajuda necessária em Gaza, com mais países defendendo uma “pausa humanitária” nos combates.


“Preparamos uma incursão terrestre”, disse Netanhyahu. Ele acrescentou que a decisão sobre quando a ação ocorreria seria decidida pelo Gabinete de Guerra israelense.


O primeiro-ministro também reconheceu pela primeira vez que terá “de dar respostas” às falhas de inteligência que permitiram o pior ataque terrorista da história de Israel, promovido pelo grupo radical islâmico, e disse que o episódio será “totalmente examinado” após a guerra.


Israel prometeu acabar com o Hamas e seu controle sobre Gaza, em resposta aos seus ataques terroristas e à onda de sequestros de 7 de outubro, nos quais 1.400 pessoas, a maioria civis, foram mortas e mais de 200 feitas reféns. As forças israelenses alegam ter matado o vice-chefe da Diretoria de Inteligência da organização – um dos extremistas apontados como responsável pelo planejamento do ataque.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page