top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

'Jogada Ensaiada': Gaeco desarticula grupo criminoso e expõe irregularidades, fraudes e corrupção em hospitais do AM

Por Juca Queiroz - Memorial News

Fotos: Divulgação/MPAM

Manaus/AM - Nesta terça-feira (26), uma importante ação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Estado do Amazonas. Esta segunda fase da operação, batizada de 'Jogada Ensaiada', mira em irregularidades que estariam ocorrendo no hospital 28 de Agosto, um dos principais pilares da saúde em Manaus.


As investigações do Gaeco apontam que houve favorecimento a uma empresa para o fornecimento de serviço de agentes de portaria para um hospital público de Manaus, sendo identificado sobrepreço na contratação que resultou em prejuízo aos cofres públicos estimado em 2 milhões de reais.


A série de procedimentos realizados envolveu o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em residências, abrangendo também a busca pessoal e em veículos. A Justiça foi além, decretando o sequestro e a indisponibilidade de bens no valor de R$ 1,8 milhão dos indivíduos envolvidos neste intricado esquema.


Na primeira operação, em 26 de junho de 2023, foram denunciados Henrique Barbosa, Júlia Fernanda Miranda Marques, ex-gestora do 28 de Agosto e companheira de Henrique e Querciane Alves, diretora financeira da unidade hospitalar.


Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES) disse que não compactua com qualquer prática criminosa e informou que todos os servidores envolvidos na operação foram afastados dos seus cargos. A secretaria afirmou ainda que está colaborando com as investigações e que a unidade já está sendo administrada por um gestor interino.


O principal objetivo do Gaeco, consiste na apuração de uma possível conluio que envolve agentes públicos e empresários. O que está em jogo é a prática de crimes ligados à contratação direta ilegal e à lavagem de dinheiro, principalmente no que tange aos serviços prestados ao hospital 28 de Agosto, sem o devido amparo contratual.


Com as informações obtidas a partir dos materiais apreendidos na ação de ontem (26), o Gaeco tem por objetivo detalhar as ações de cada um dos implicados. A ideia é levar o caso à esfera do Poder Judiciário, assegurando que todos os envolvidos sejam responsabilizados conforme suas condutas.


Operação 'Jogada Ensaiada'


A operação 'Jogada Ensaiada' simboliza um importante passo no combate à corrupção e à má gestão dos recursos na saúde pública do Amazonas. Este tipo de ação reafirma o compromisso das autoridades em garantir a integridade e a transparência na administração pública, além de resguardar o direito à saúde da população.







Comments


Anuncie Conosco

bottom of page