top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

McDonald’s anuncia que deixará a Rússia após 32 anos no país

Por Juca Queiroz/Com informações da EFE e Russia Beyond

O primeiro McDonald's foi inaugurado na União Soviética em 31 de janeiro de 1990. Milhares de moscovitas se reuniram na nova lanchonete, formando filas de quilômetros de comprimento no centro de Moscou, na Praça Púchkinskaia. (Foto: Alexander Steshanov/russiainphoto.ru)



Três décadas após entrar na Rússia como um símbolo do capitalismo nos escombros da União Soviética, o McDonald’s anunciou, nesta segunda-feira (16), que iniciará o processo de saída do país com a venda dos negócios locais. Segundo comunicado, a medida é uma resposta à “crise humanitária” decorrente da invasão russa da Ucrânia.


A empresa espera incorrer em encargo entre 1,2 bilhão e 1,4 bilhão de dólares (entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões) com os planos de desinvestimento. A rede americana venderá todas as filiais russas de seus restaurantes a um comprador local, embora pretenda manter a posse da marca comercial no país.


Em março, após o início da ofensiva russa na Ucrânia, o McDonald’s havia anunciado que fecharia temporariamente as mais de 800 lojas na Rússia. A decisão acompanhou um êxodo de empresas ocidentais do país, à medida que Estados Unidos e aliados adotaram uma série de sanções contra Moscou. O CEO da companhia, Chris Kempczinski, afirmou que a decisão é difícil, mas inevitável.


– Temos um compromisso com nossa comunidade global e devemos permanecer firmes em nossos valores. E nosso compromisso com nossos valores significa que não podemos mais manter os Arcos brilhando lá – disse, em referência aos arcos que são a marca registrada da multinacional.


32 anos instalada no país


Na atualidade, é difícil acreditar que milhares de pessoas estejam dispostas a ficar de pé no frio por horas a fio apenas por um Big Mac. Mas, quando o primeiro McDonald's chegou a Moscou, no ano de 1990, a cidade enlouqueceu – e até Jason Statham esperou que lhe perguntassem se aceitava uma tortinha de sugestão de sobremesa.


A inauguração dos restaurantes do McDonald's seguintes também foram considerados grandes momentos históricos. A cerimônia de abertura do segundo restaurante, em 1993, contou até com a presença do presidente Borís Iéltsin. (Foto: Dmitry Donskoy/Sputinik)



Conseguir um emprego no McDonald's soviético não era fácil. Assim, os primeiros funcionários foram a nata da juventude soviética: estudantes de universidades de prestígio que falavam línguas estrangeiras e eram brilhantes no atendimento aos clientes. Essa nova força de trabalho representava um forte contraste com os funcionários do setor de serviços soviético típico: gente desdenhosa, carrancuda e fria.


Os soviéticos estavam tão acostumados a um serviço grosseiro que, quando se deparavam com jovens educados e sorrisos radiantes, ficavam completamente chocados. Na verdade, os clientes se sentiam tão desconfortáveis ​​com esse sorridente serviço, que a chefia do McDonald's pediu aos funcionários que sorrissem menos!


Para o cidadão soviético comum vivendo a Perestroika, o McDonald's oferecia um vislumbre de como era a vida (e uma passadina no restaurante) fora da Cortina de Ferro. O povo da URSS ouvia muito sobre a cultura ocidental sem poder se aproximar dela, por isso os cidadãos soviéticos ficaram loucos quando o enorme M amarelo da rede de fast-food chegou a Moscou.


Os hambúrgueres causaram um enorme furor na União Soviética, já que as pessoas tinham uma dieta bastante restrita em comparação ao Ocidente. Os russos chegavam a levar até as embalagens descartáveis ​​de comida do McDonald's para casa como lembrança, ou mesmo para serem reutilizadas.


A badalação da abertura do primeiro McDonald's na Rússia foi duradoura. Em 1991 e 1992, ainda podiam ser avistadas longas filas na frente do restaurante e as pessoas tinham que esperar horas para entrar. A multidão do lado de fora da filial de Moscou acabou diminuindo um pouco a partir de 31 de janeiro de 1990, quando outros McDonald's foram inaugurados na Rússia.







Comentarios


Anuncie Conosco

bottom of page