top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Morre Olavo de Carvalho, referência do conservadorismo: nota de pesar, comemoração, desabafo; veja


Presidente lamenta, filha desabafa, pessoas no Twitter comemoram: Veja a repercussão da morte do escritor pelo Brasil. (Foto: Instagram/Divulgação)



Por Juca Queiroz/Memorial News



O escritor e filósofo Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24), aos 74 anos, em Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Ele estava internado em um hospital local. A causa da morte não foi divulgada.


O falecimento do professor, uma das maiores referências do atual movimento conservador no Brasil, foi comunicado através de seu Twitter, na madrugada desta terça (25).


– Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte, na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado – diz a publicação.


A família do filósofo agradeceu pelo apoio dos amigos e seguidores e pediu orações por ele.


– A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor.


Ele nasceu em 1947, em Campinas, no interior paulista. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 30 obras, entre livros e ensaios, sendo considerado o principal expoente do conservadorismo no Brasil.


Olavo deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.


Presidente Jair Bolsonaro lamenta morte do escritor


O presidente Jair Bolsonaro lamentou, na madrugada desta terça-feira (25), a morte do escritor e filósofo Olavo de Carvalho, que faleceu aos 74 anos em Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, na noite de segunda-feira (24). Em seu perfil, o chefe do Executivo classificou Olavo como “um dos maiores pensadores da história do nosso país”.


– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre. Que Deus o receba na Sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família – escreveu.


Filha sobre Olavo de Carvalho: "Que Deus Perdoe suas maldades"


Rompida com o pai desde 2017 por divergências políticas, a filha de Olavo de Carvalho, Heloisa de Carvalho, manifestou-se sobre a morte do escritor nas redes sociais.


Em publicação nesta terça-feira (25), ela confessou não estar sentindo grande tristeza, mas também disse não estar feliz com a partida de Olavo. Ela ainda pediu a Deus que “perdoe todas as maldades que ele cometeu”.


– No dia [em] que Olavo postou que não tinha 1 morte por Covid, perdi uma querida amiga, que era viúva e deixou 3 crianças com menos de 10 anos órfãs. Olavo morreu de Covid. Não tem como eu sentir grande tristeza pela morte dele, mas também não estou feliz – escreveu.


Segundo Heloisa, ela está sendo “sincera” consigo mesma e com seus sentimentos. Ela criticou também as pessoas que celebram a morte do escritor.


– Comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade. Deus tá vendo e eu também – acrescentou.


Durante esta madrugada, ela disse ainda que sempre foi “órfã de pai e mãe”, mas afirmou ter “muita gente que ama” e que a ama também.


Ódio do Bem? No Twitter, pesoas comemoram morte de escritor


Internautas críticos ao posicionamento político de Olavo de Carvalho usaram as redes sociais para fazer publicações em comemoração à morte do escritor, nesta terça-feira (25).



No Twitter, eles elevaram hashtags como “Grande Dia” e “CPF Cancelado”. Entre os que fizeram posts semelhantes está o ator José de Abreu.



– Morreu o pai do bolsonarismo. Falta o filho – escreveu o artista, fazendo referência ao escritor e também ao presidente Jair Bolsonaro.



– Olavo de Carvalho, descanse em paz nas profundezas do inferno. Um verme a menos para espalhar fake news. Abraçou o capiroto e morreu na m*****. Grande dia – acrescentou um usuário do Twitter.







Comments


Anuncie Conosco

bottom of page