top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

"Nunca atravesse na frente de um guarda municipal, se estiver cometendo um crime", diz David Almeida

Por Juca Queiroz/Memorial News


O prefeito David Almeida, ao falar sobre a segurança da cidade, lembrou dos momentos delicados pelos quais Manaus passou em 2021, quando sofreu ataques criminosos, em que facções criminosas depredaram vários prédios públicos, em retaliação a outras facções. (Fotos: Juca Queiroz/Memorial News)




Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito David Almeida, certificou os 62 guardas municipais que concluíram a capacitação para o uso de armas letais, promovida pela Prefeitura de Manaus. O evento aconteceu no auditório da Casa Militar da prefeitura, no bairro Vila da Prata, na zona Oeste.



Participaram do evento o vice-prefeito Marcos Rotta, o ex-secretário da Semulsp Sabá Reis, o secretário de segurança municipal Sérgio Fontes, o chefe da Casa Militar Willian dias, o secretário de Administração Municipal Ebenezer Bezerra, o secretário da ESPI Júnior Nunes e o diretor de comando da guarda municipal Claudionei Barbosa.


O prefeito David Almeida, ao falar sobre a segurança da cidade, lembrou dos momentos delicados pelos quais Manaus passou em 2021, quando sofreu ataques criminosos, em que facções criminosas depredaram vários prédios públicos, em retaliação a outras facções.


"Em 2021 nós tivemos o pior momento sanitário de todos os tempos, esse ano de 2022, o município é referência na Saúde a nível nacional. Nós tivemos em também em 2021, a enchente mais severa de todos os tempos e esse ano, a quarta maior, o que nunca tinha acontecido; dois anos consecutivos de enchentes severas. Em 2021, tivemos aquele domingo fatídico, em que as forças de segurança do Estado sucumbiram. Tocaram fogo numa praça, em uma UBS, em uma ambulância, em um PAC e outros prédio mais. Mas, se vocês atentarem, transformaram um símbolo da nossa gestão em cinzas. Quando cheguei na 'Bola das Letras', encontrei dois guardas municipais que me disseram: - Prefeito, eu vi dois cidadãos saírem de carro daqui, após atearem fogo na praça armados e a gente sem poder fazer nada -. Naquele dia, aqueles bandidos mal podiam perceber que estavam criando a chave da Guarda Municipal de Manaus, naquele dia, iniciamos aqui, com o tenente Willian Dias o processo, começamos a mudança legislativa, a aquisição de armas e conversamos com o Sérgio Fontes, conceituado policial federal e falei para ele: -Sérgio, nós vamos fazer história na segurança municipal, acabei de autorizar a estrutura para transporte, para que possamos fazer a segurança dos nossos prédios -. A questão da segurança não é atribuição municipal, porém, é dever de todos, conforme a Carta Magna. Nós vamos ampliar o transporte, os equipamentos, as vagas através de concurso ano que vem, haverá mais treinamento. É o nosso dever! Vejam bem, o Brasil não planta e nem produz drogas, mas Manaus é o corredor de conexão para transporte de drogas para o resto do país e para a Europa, que é o maior mercado consumidor de drogas. Aí, Manaus aparece como a terceira cidade com maior número de mortes, pela incursão do tráfico de drogas. Eu encontrei um grupo de israelenses, que possui um equipamento de detecção de drogas, que iremos trabalhar para implantar em Manaus. Nós não vamos permitir que Manaus seja humilhada novamente como foi ano passado. Estamos prontos e vamos nos preparar mais para combater o crime. Não ousem atravessar na frente de um guarda municipal, se você está cometendo um crime. Ninguém vai mais tripudiar em cima dos guardas municipais. Aqui temos a equipe mais treinada de guardas municipais do Brasil", disse o gestor.





O destaque do evento ficou por conta de Francilene Vieira Vasconcelos, de 32 anos, oito dos quais faz parte da Guarda Municipal. Ela foi a melhor da equipe em tiros. Dos 120 disparados, pontuou 119 vezes.



"Agradeço a oportunidade que a Prefeitura de Manaus me deu. Agora temos a chance de fazer a diferença e proteger nossa população. Não tem conta, as vezes em que fui humilhada e desprezada por algumas pessoas, que não nos tratavam como agentes de segurança. Mas isso, sempre relevei. Agora, o que quero mesmo é ser referência e poder contribuir para a redução da criminalidade na minha cidade. A nossa equipe está iniciando um ciclo, no qual seremos referência. Estou muito feliz em participar desta primeira equipe, Disse Francilene, que foi homenageada pelo secretário Sérgio Fontes, que a apelidou de 'sniper amazonense'.


O curso foi realizado pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O treinamento foi feito a partir de uma parceria inédita entre a prefeitura e a Polícia Federal (PF).



Acapacitação foi uma das etapas da preparação dos guardas municipais para o correto manuseio e uso de armamento letal, seguindo a determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, a partir da necessidade de atender às constantes demandas na área de segurança pública na cidade.


A meta da prefeitura é oferecer as condições para que o efetivo possa assegurar maior proteção à população e às instalações públicas municipais. Todos os participantes foram classificados no Processo de Seleção Interna da Guarda Municipal de Manaus.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page