Por Juca Queiroz - Memorial News
Foto: Rômulo Serpa/CNJ
O inigualável Millôr Fernandes dizia que “o Brasil é único no mundo. Aqui rato consegue colocar a culpa no queijo”. E completava: "o Brasil é o país do faturo". É dele também que "Deus ficou deprimido quando descobriu que era brasileiro". Sua frase “os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todas no Brasil” nos remete ao maior roubo do mundo em todos os tempos que essa Nação sofreu à luz do dia durante os governos petistas.
Pois bem... nesta terça-feira (11), o CNJ encaminhou ao Superior Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria Geral da República (PGR), a investigação que motivou a abertura de um processo disciplinar contra quatro magistrados que atuaram nas investigações da operação Lava Jato.
A decisão foi tomada pela corregedoria do CNJ após o plenário do conselho autorizar, na semana passada, a instauração do processo contra os desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, ambos do TRF da 4ª região, e os juízes Danilo Pereira e Gabriela Hardt.
Com o envio dos relatórios de inspeção que fundamentaram a abertura do processo, a PGR deverá decidir sobre a possível abertura de uma investigação criminal contra os magistrados. No STF, o ministro Dias Toffoli será responsável por analisar o caso, considerando suas decisões anteriores sobre a legalidade dos atos da Lava Jato.
A juíza Gabriela Hardt é acusada de autorizar a transferência de aproximadamente R$ 2 bilhões, provenientes de acordos de delação premiada, para um fundo que seria administrado pela força-tarefa de procuradores da Lava Jato. A decisão foi tomada em 2019, quando Gabriela atuava na 13ª vara Federal em Curitiba, responsável pelos processos da operação. Atualmente, ela está na 23ª vara Federal em Curitiba.
Os desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores são acusados de desobedecer uma decisão do STF que suspendeu os processos contra o ex-juiz da Lava Jato Eduardo Appio. Ambos integravam a 8ª turma do TRF da 4ª região, colegiado que deliberou sobre o caso e afastou Appio do cargo. O juiz federal Danilo Pereira também participou desse julgamento.
Durante a sessão no CNJ, a defesa de Gabriela Hardt afirmou que a magistrada não criou a fundação da Lava Jato nem determinou o destino dos recursos. Em relação aos desembargadores, os advogados defenderam que eles não descumpriram a decisão do Supremo.
A Lava Jato colocou toda cúpula dirigente do PT na cadeia juntamente com grande número de políticos, empreiteiros, grandes empresários, lobistas, doleiros e ainda há toda uma súcia que aguarda julgamento. Crédito do enorme, fantástico trabalho do grupo de Curitiba. Mesmo com a colossal resistência de parte dos toga preta enraizados nos tribunais superiores sempre ávidos a livrar a cara de bandidos, certos da impunidade imposta pelo flagelo da imunidade.
Enquanto isso, chegamos na metade do ano. As perspectivas pioram, os investidores se assustam, o dólar alavanca, a bolsa despenca e nós tentamos, desesperadamente, não naufragar num oceano de lamaçal.
Comments