top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Pantanal em chamas! Governo do Mato Grosso do Sul decreta emergência após incêndios; governo Lula faz reunião

Da Redação - Memorial News

Via Metrópoles

Foto: Ângelo Rabelo/ Campo Grande News

O governo do Mato Grosso do Sul (MS) decretou, nesta segunda-feira (24/6), situação de emergência nos municípios atingidos por incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal. O decreto, publicado no Diário Oficial do estado, tem prazo de 180 dias.


O objetivo do documento de emergência é promover um combate mais rápido e eficaz contra as chamas. Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular.

O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica que as bacias afluentes às estações de medições fluviométricas dos municípios de Ladário e de Porto Murtinho – banhados pelo Rio Paraguai – estão em condições de seca hidrológica excepcional.


Segundo o governo do estado, o período de seca que o Mato Grosso do Sul enfrenta, com estiagem prolongada em grande parte do território, acarretou aumento exponencial dos focos de calor. Além disso, as queimadas para agropecuária pantaneira causaram prejuízos expressivos, tanto nas perdas econômicas, como na questão ambiental, seja em relação à vegetação, ao solo, à fauna, aos bens materiais ou, ainda, à segurança da vida humana.


Governo Lula faz reunião sobre grande queimada no Pantanal


O grupo montado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir emergências climáticas se reúne, na tarde desta segunda-feira (24/6), para debater, entre outras questões, o enfrentamento a incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia.


A sala de situação conta com integrantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e Segurança Pública e da Integração e Desenvolvimento Regional, além da Casa Civil e de órgãos ligados ao tema, como o Ibama.


Nesta segunda, o governo do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios atingidos por incêndios florestais.


O encontro ocorre no Palácio do Planalto e conta com a participação de Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Waldez Góes (Integração), Laércio Portela (Secretaria de Comunicação Social) e Miriam Belchior (Casa Civil), em substituição ao ministro Rui Costa, que está de férias.

Comentarios


Anuncie Conosco

bottom of page