Por Juca Queiroz/Memorial News
Foto: Montagem/Arquivo
Hoje, o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, acordou com o 'ovo virado', como diz o 'caboco'. Redigiu um documento 'bombástico' assinado apenas por ele e endereçado ao secretário de Cultura, Marcos Apolo, do governo do Amazonas, que é organizador do Festival Folclórico de Parintins. Na carta, o 'REI' ameaça não levar o bumbá para a disputa em 2023 por questões financeiras.
O presidente pede explicitamente que o governo auxilie a agremiação a resolver problemas financeiros. No documento, Andrade enumera algumas decisões tomadas pela diretoria do boi vermelho e diz que sem ajuda o bumbá corre o risco de se apresentar no Festival Folclórico de Parintins 2023 com sérias dificuldades, principalmente financeiras. Também enumera que a agremiação precisou efetivar o pagamento de todos os recursos humanos envolvidos na construção do boi 2023.
O documento cita ainda risco de colapso, calamidade e até morte. “Diante do cenário e dessas alternativas, fomos obrigados a seguir pela segunda opção, ou seja, pagar todos os funcionários do Bumbá. Isso implica a ausência de condições de nos apresentarmos nas três noites do Festival. Objetiva-se, assim, não só o pagamento dos trabalhadores, mas também evitar o colapso que se aproxima em caso de não cumprimento do acordado com nossos artistas em geral. Trata-se de calamidade iminente, com direito a ameaças de morte e cenário de caos social que deverá afetar não somente o Boi Garantido, mas a cidade de Parintins como um todo”, cita o documento assinado por Andrade.
A grande verdade, é que o festival de desmandos, ocasionado pelo atual presidente, pode causar um prejuízo incalculável para o Estado do Amazonas. Não se sabe o motivo da atual crise do Garantido, que pode colapsar o festival: sabemos que os empresários, políticos, diretores e todos os sócios da agremiação, tem como saída, um imediato impedimento para esse senhor.
Corre nos bastidores que o governador Wilson Lima cancelou toda sua agenda, para buscar uma solução, para salvar o Festival Folclórico de Parintins 2023. Se o governador usar sua inteligência, não só salvará o festival desse ano, como salvará o legado do Boi Garantido, contruído há mais de um século.
IMPEDIMENTO PARA ESSE SENHOR JÁ!
Comments