Entre os alvos estão três sites de pirataria de TV, dois de streaming ilegal e um de IPTV. (Foto: Eudes Belmiro/Divulgação)
Por Agência Estado
A Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) fizeram, na manhã desta terça-feira (19), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra sites que fazem pirataria de TV por assinatura. Entre os alvos estão três sites de pirataria de TV, dois de streaming ilegal e um de IPTV.
Juntas, as páginas piratas totalizam cerca de 46 milhões de acessos. O prejuízo estimado ao setor de TV por assinatura é superior a R$ 100 milhões. Nesta terça, os agentes cumprem mandados em 13 endereços nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Cabo Frio e Casimiro de Abreu. Até 7h, duas pessoas foram conduzidas para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.
– O conteúdo é furtado e distribuído ilegalmente. Dependendo do tipo de operação, com cobrança de mensalidade, ou gratuitamente em sites, com o financiamento feito através de publicidade – declarou Eduardo Carneiro, coordenador de combate à pirataria da Ancine.
A busca dos agentes é por computadores, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos que possam funcionar como servidores para armazenar o conteúdo e distribuir para a internet. De acordo com o coordenador de combate à pirataria da Ancine, “o prejuízo para o país é gigantesco” com a prática desse crime.
– Quem consome esses produtos alimenta o crime organizado e o mercado audiovisual perde empregos, deixa de gerar renda. O prejuízo para o país é gigantesco – completou.
Comments