top of page

Por falta de material para realização de testes de triagem, Hemoam pede suspensão de cirurgias que precisam de transfusão de sangue

Por Juca Queiroz - Memorial News

Via Asscom - Hemoam

Foto: Divulgação/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), responsável por distribuir componentes sanguíneos para unidades de saúde na capital e interior, determinou a suspensão de cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue no estado.


A medida foi tomada devido a falta de insumos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue que estão em estoque, conforme um ofício circular emitido pelo órgão e direcionado aos hospitais públicos e particulares nesta terça-feira (11). O documento é assinado pela diretora-presidente do Hemoam, Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho.


A recomendação do Hemoam é que as transfusões sejam indicadas apenas em casos de extrema urgência. Enquanto aguarda a liberação dos kits sorológicos para realização dos testes, o órgão informou que vai utilizar apenas o estoque atual e solicitar o retorno das bolsas de sangue dos hospitais que tenham um estoque excedente.


No comunicado, o Hemoam pontuou que deve restringir, inclusive, a liberação de bolsas de sangue e hemocomponentes para constituir os mini estoques em 29 hospitais de Manaus e 55 do interior do estado.


A equipe de comunicação do Hemoam confirmou a veracidade do documento e pontuou que maiores esclarecimentos devem ser dados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).


Em nota, a SES-AM informou que "a inciativa do Hemoam em solicitar a suspensão de cirurgias na rede estadual de saúde por falta de bolsas para coleta de sangue, tratou-se de uma iniciativa isolada da direção da unidade". A pasta também confirmou que a questão já foi solucionada e que não haverá suspensão dos procedimentos cirúrgicos no estado.

ความคิดเห็น


Anuncie Conosco

bottom of page