Por Tarcísio Layme/Memorial News
Fotos: Juca Queiroz/Memorial
As mulheres da capital amazonense acabam de ganhar mais saúde e comodidade. O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou nesta segunda-feira, 24, o projeto Serviço Móvel de Saúde da Mulher.
Inicialmente o projeto conta com três estruturas móveis projetadas para realizar até 17 mil procedimentos por mês. O serviço vai beneficiar a população das zonas Leste, Norte e Oeste. O atendimento, que será feito a partir de agendamento nas próprias unidades, já começa nesta terça-feira, 25
O prefeito David Almeida celebrou a nova etapa do projeto. "Eu entrei aqui e vi que nas carretas tem mamógrafos. Serão pelo menos 50 exames feitos por dia, com o laudo em até uma semana. Isso salva vida das pessoas. Tem ultrasson, tem tudo. Isso agiliza muito o atendimento da saúde das mulheres", completou o prefeito.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o serviço vai beneficiar áreas de maior demanda vazios assistenciais, e permanecendo em cada localidade pelo periodo médio de 15 dias, para atendimento exclusivo do público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Nesta primeira quinzena, as unidades móveis estarão operando no shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona Norte: no Parque São Pedro, zona Oeste; e no Puraquequara, zona Leste.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, Manaus é a primeira capital em casos de câncer de colo de útero, mas é com ações desses tipo que a realidade vai ser mudada.
"Eu quero agradecer a sensibilidade que o prefeito tem com a saúde das mulheres. Esse serviço de levar a saúde até próximo das pessoas é algo fundamental. Nós estamos aqui para resolver os problemas. É isso que estamos fazendo para combater esses problemas de saúde de frente."
As unidades de saúde da mulher complementam as estratégias da gestão municipal para facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção e assistência, e para ampliar a cobertura de atenção básica.
Sempre presente nas ações da Prefeitura de Manaus, o vereador da capital amazonense, Jander Lobato, elogiou a ação.
"Imagino o quanto devem estar contentes o prefeito e a secretária Shádia. Esse é um projeto maravilhoso. Todos ganham, não só as mulheres. Muitas famílias não vão mais perder suas mulheres, por conta desses exames que vão ser oferecidos", finalizou o vereador.
Comments