Da Redação - Memorial News
Via Assessoria - Avante Amazonas
Fotos: Dhyeizo Lemos/Assessoria
Maior desburocratização do fisco municipal, novas intervenções no trânsito, recapeamento da segunda etapa do Distrito Industrial foram alguns dos compromissos assumidos pelo prefeito de Manaus, David Almeida, com lideranças empresariais da Zona Franca de Manaus (ZFM) em um segundo mandato.
O encontro foi promovido nesta segunda-feira, 2 de setembro, pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), entidade que representa mais de 200 fabricantes instalados no parque fabril da capital amazonense.
“Manaus é uma cidade-Estado e o pólo industrial é em Manaus, daí a minha preocupação em defender a nossa indústria e nós como gestores temos o dever de melhorar o ambiente de negócios a quem emprega e gera riquezas”, destacou o prefeito, que também elencou os feitos da atual gestão que atendem a indústria.
Primeiro desafio
O prefeito, candidato à reeleição pela Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir), lembrou que assim que assumiu a administração da cidade, em 2021, havia um grande impasse, sobre quem deveria asfaltar as ruas do Distrito Industrial, por ser uma área federal.
“Tínhamos um convênio com o governo federal, superamos o impasse e asfaltamos o Distrito Industrial, inclusive investimos mais de R$ 35 milhões de recursos da Prefeitura, para incluir ruas que não faziam parte do convênio. Nosso projeto agora é revitalizar as ruas do Distrito 2”.
Violência
As lideranças empresariais relataram a onda de assaltos que tomou conta das rotas contratadas pelas fábricas para transportar os trabalhadores. Segundo eles, a quantidade de assaltos neste ano já é maior que o registrado em todo ano passado.
David Almeida lembrou que apesar da segurança pública ser uma atribuição constitucional do Governo do Estado, reestruturou a Guarda Municipal para ajudar no combate aos assaltos nos terminais e no transporte coletivo. E com a Guarda maior, armada, estruturada, com 101 veículos, tem dado resultado.
“Montamos dez equipes da Guarda para fazer frente a esse problema. Com os 200 concursados, que serão chamados entre dezembro e janeiro (de 2025), poderemos atuar nisso também", afirmou o prefeito se referindo às rotas que atendem as fábricas.
Trânsito
Aos líderes empresariais, David Almeida anunciou ainda que com o uso de novas tecnologias, tem conseguido resolver gargalos do trânsito com intervenções mais simples, como alteração no tempo de semáforos e mudanças de conversões. E que tem estudo para melhorar o trânsito de carretas na saída de portos privados no Distrito Industrial.
No plano de governo, David Almeida prevê alargamentos de novas vias, novos viadutos e a continuidade da implantação dos semáforos inteligentes, atualmente instalados em 74 cruzamentos. O viaduto Márcio Souza, que interligará as avenidas das Torres e Ephigênio Salles, deverá ser entregue no final deste mês.
Comments