Por Juca Queiroz / Memorial News
O Festival Folclórico inicia neste domingo, 12, às 19h, com a tradicional “Festa das Luzes”, momento em que todos os grupos folclóricos farão o congraçamento entre as danças e homenagearão 14 personalidades, pioneiras no folclore, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. (Foto: Juca Queiroz/Memorial News)
A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira (10), uma coletiva de imprensa para divulgar os planos sobre "Operação 64º Festival Folclórico do Amazonas". A coletiva aconteceu na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado na avenida Umberto Calderaro Filho, esquina com a avenida Ephigênio Sales, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
Participaram das tratativas, Alonso Oliveira, diretor-presidente da Manauscult, o secretário municipal de comunicação, Israel Conte, o secretário municipal de segurança, Sérgio Fontes, Sandro Diz, secretário municipal do CCC, o vice-presidente do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda, Janimara Moraes, secretária municipal da Semasc e Altevir Moreira, secretário municipal de limpeza pública.
Logística diversidade cultural e o melhor festival de todos os tempos
O primeiro a apresentar a logísitica foi o secretário municipal de cultura, Alonso Oliveira.
"A Manauscult não realizaria um evento deste porte sozinha. A integração de todas as secretarias é essencial para o acontecimento de um evento desse, que é de grande porte. Agradeço desde já o envolvimento de todas as secretarias. Nessa retomada do 64º Festival Folclórico, que é objetivo do plano de governo do prefeito David Almeida, porque ouviu o clamor da comunidade folclórica e nos incubiu de trazermos o evento para dentro do mês de junho. Esse foi o primeiro passo. O segundo, foi reunir e agregar grupos de acesso, que estavam dispersos e com isso, inovamos criando uma seletiva para acesso à categoria bronze. Em contrapartida, tivemos a felicidade de aumentar o fomento, algo em torno de 20%, que contemplou todos os grupos, o que torna a atual gestão mais inovadora, comparada às demais. Nós estamos prestigiando 72 grupos, divididos entre prata e bronze, cujo valor do fomento chega à casa de R$ 1 milhão. Isso nos dá a garantia que a partir de hoje, esses grupos já estarão com esses valores em suas contas, o que torna esse evento inédito. Outra inovação será a abertura, que contará com a 'Dança das Luzes', que contará com alguns astros da música como Jorge Japa e Banda Rabo de Vaca. Aos que vão participar do festival, podem ter certeza de uma coisa: do dia 12 ao 23 de junho, vocês verão o melhor festival de todos os tempos", disse Alonso.
Trasmissão do festival
O secretário municipal de comunicação, Israel Conte, divulgou a novidade do festival: a transmissão ao vivo para os simpatizantes que não podem se deslocar até o Centro Cultural. "O turismo e a cultura têm sido objetos de extremo cuidado e atenção do prefeito David Almeida. Quem esteve ontem no Centro de Convenções Vasco Vasques, se surpreendeu com aplicativo 'Sou Manaus', com o convite para a maratona que vai ocorrer no aniversário da cidade, em outubro. Isso mostra que realmente o prefeito está preocupado com esses setores. A Comunicação tem o dever de levar esses segmentos até à população. Com esse festival não será diferente. Em parceria com o Governo do Estado, todas as noites do festival, através da TV Encontro das Águas, a melhor trasmissão na íntegra de todo o evento. Estaremos em cadeia, prefeitura e governo, através das redes sociais trasmitindo todas as apresentações dos dia 12 até 23 de junho, desse, que será o melhor festival dos últimos anos", frisou Israel.
Limpeza Pública
O secretário municipal de limpeza pública, Altevir Moreira, divulgou os planos da Semulsp ao longo de três meses até hoje, em torno do festival. "Depois de dois longos anos, o festival está voltando com toda força. A prefeitura de manaus, através da Semulsp, está presente, fazendo um trabalho de excelência, como temos procurado fazer em toda a cidade. Estamos na Bola da Suframa trabalhando com três equipes, cada uma com trinta e cinco homens, na parte da varrição, capina, na lavagem e pintura de todo o complexo, para receber tanto as agremiações, como o público que vai prestigiar o festival. Essas equipes já estão trabalahndo preventivamente há dias, e vão trabalhar mais durante e depois do festival. Após a limpeza, entregaremos o local como recebemos. Agradeço aqui e externo minha gratidão a todos os garis, os quais o prefeito David Almeida chama de heróis, que estão fazendo um 'choque de ordem' em Manaus", ressaltou Altevir.
Plano de Segurança e nova Guarda Municipal no festival
O secretário municipal de segurança, Sérgio Fontes, ressaltou o trabalho que será desenvolvido pela nova Guarda Munipal ao longo do festival. "É um grande prazer fazer parte desta equipe que realizará o 64º Festival Folclórico do Amazonas. Nossa parcela de contribuição para as pessoas que participarão do evento, será ir, participar e retornar com a máxima segurança para suas casas. Para isso, não vamos medir esforços. Com apoio coordenado da Polícia Militar, com a capilaridade da nossa Polícia Civil e com ações da nossa nova Guarda Municipal, estaremos coibindo qualquer ação que venha a interferir na realização do evento. Vamos atuar dentro e fora do CCPA para garantir a segurança dos frequentadores. Montaremos uma base no local para qualquer emergência. Essas são as determinações do prefeito David Almeida, estarmos sempre atento para qualquer ocorrência, para que possamos tornar esta experiência o mais agradável possível a todos os presentes".
Perguntado pela reportagem, se o combate aos preços abusivos por parte de flanelinhas estava nos planos da operação, baseado nas ocorrências do Festival do CSU do Parque Dez, Sérgio Fontes respondeu: "Não sei porque motivo, não participamos do Arraial do CSU, nós não fomos convocados a ajudar. É uma previsão nossa a fiscalização em motos no perímetro interno e externo do espaço. Lógico que não poderemos expulsar os guardadores de veículos, mas certamente que nós vamos estar disponíveis para coibir qualquer abuso que venha a ser praticado. Qualquer queixa de cidadão, ele pode abordar nossas motocicletas que vão estar circulando e prontamente vamos agir, tanto no preço, quanto na maneira de cobrar", finalizou o secretário.
O Festival Folclórico inicia neste domingo, 12, às 19h, com a tradicional “Festa das Luzes”, momento em que todos os grupos folclóricos farão o congraçamento entre as danças e homenagearão 14 personalidades, pioneiras no folclore, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa).
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com uma feira de artesanatos comandada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), um espaço atrativo para crianças (área kids) e uma feira gastronômica comandada por instituições sociais assistidas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), do município, e Fundo de Promoção Social (FPS), do Estado.
Serão 12 noites de festival, com 60 horas de programação, apresentação de 72 grupos folclóricos, e houve reajuste de 20% no apoio financeiro e R$ 976.620,60 em fomento.
Comments