Por Tarcísio Layme/Memorial News
Fotos: Juca Queiroz/Memorial
A saúde da capital amazonense segue ganhando novas estruturas. Na tarde desta segunda-feira, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou a Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no ramal Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174, zona Rural da cidade.
A unidade passou por uma revitalização completa, incluindo melhorias em sua infraestrutura, com o objetivo de proporcionar maior conforto e aprimorar a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde oferecidos à comunidade local. Além de servir às famílias da Nossa Senhora Auxiliadora, a Unidade de Saúde da Família (USF) é um ponto de referência para outras cinco comunidades da região: Tiu, Jefferson Peres, Rei David, Novo Paraíso e Frederico Veiga. Essas seis comunidades somam cerca de 2,5 mil pessoas, abrangendo um total de 1.023 residências.
De acordo José Oliveira, conhecido como Coxinha, que é representante das comunidades do ramal, há décadas uma gestão da prefeitura não passava no local.
"Tem mais de 10 anos que a gente não via ninguém da prefeitura aqui. Só nós sabemos como era essa unidade de saúde, não tinha nem energia. Não tínhamos também escola. Agora só temos a agradecer ao prefeito David Almeida e a toda prefeitura."
A unidade de saúde opera com cinco equipes dedicadas à promoção da saúde, incluindo duas equipes de estratégia de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e uma equipe de atenção básica. Em média, são realizados cerca de 2,5 mil procedimentos por mês, que abrangem visitas domiciliares tanto na área terrestre quanto nas comunidades ribeirinhas, além de serviços prestados nas instalações da própria unidade de saúde.
Essas equipes multidisciplinares são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal, bem como pessoal administrativo, somando um total de 36 servidores.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Dra. Shádia Fraxe, é preciso coragem e muito trabalho para mudar a realidade das comunidades rurais.
"Pegamos a saúde de Manaus em meio ao caos da pandemia. A saúde da cidade era a pior do país e hoje em três anos somos a melhor saúde. Assim nós vamos avançando, melhorando a estrutura e dando condições melhores para vocês moradores e para os trabalhadores", finalizou a secretária.
Comments