top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Prefeitura de Manaus realiza 'Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade'

Por Juca Queiroz - Memorial News

Fotos: Juca Queiroz/Memorial



Com o objetivo de proporcionar o debate sobre a temática, bem como capacitar os diretores, pedagogos e professores, que atuam na educação especial municipal, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite desta quarta-feira (1º), a abertura do “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”.


O evento aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no Complexo Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, zona Centro-Oeste de Manaus.


Coordenado pela Gerência de Educação Especial (GEE). da Semed, o seminário tem como objetivo principal apoiar e dar suporte transformando os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, estimulando um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros, para a garantia do direito de acesso a todos à escolarização, bem como à oferta do atendimento educacional especializado e à garantia da acessibilidade.

O evento contou com a presença de um público em massa, de educadores da capital e da zona rural, de todos os distritos da secretaria. Também estiveram presentes no local o vereador Professor Samuel, presidente da Comissão Especial de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e os vereadores Jander Lobato e Eduardo Alfaia, também membros do Conselho.


O vereador Professor Samuel iniciou a abertura, falando da certeza do processo de inclusão, e agradeceu a confiança depositada nele para presidir essa importante comissão.


"Fico feliz porque temos um papel importante importante nessa Comissão, buscando o entendimento entre os poderes Legislativo e Executivo municipais, para levar superação, estímulo e entendimento aos alunos especiais beneficiários desta Lei. Agradeço de coração ao prefeito David Almeida, pelo apoio e força, dados a esse programa de inclusão, colocando a educação da cidade de Manaus como prioridade, a colocando em uma direção que nós precisamos buscar. Como educadores, temos que nos dedicar o máximo para o sucesso absoluto dessa missão que nos foi dada", falou o parlamentar emocionado.


Dando continuidade aos trabalhos, foi a vez de Júnior Mar, subsecretário de Gestão Educacional da Semed, pontuar a importância do seminário e falar de números positivos da atual gestão da Prefeitura de Manaus.

"É com muita alegria que recebo esse auditório lotado de pessoas que fazem esse dever com amor e se entregam a esse gesto de fazer inclusão no seu dia a dia. que honra recebê-los aqui nesta noite. Nós vivemos um tempo, no qual buscamos a cada dia o melhor para a comunidade. Quando eu falo de educação especial, lembro que quando chegamos aqui, na gestão do prefeito David Almeida, nós estávamos com 197 prédios inaptos para uso do dia a dia. Eram 197 prédios parados que começamos a reformar e, agora em março, vamos entregar exatamente 265 prédios reformados, totalmente restaurados, que seram aproveitados na educação, que é prioridade do prefeito David almeida. Se você trabalha em uma escola que ainda não tenha recebido esse benefício, não se preocupe. Até o término dessa gestão, todas as escolas municipais serão reformadas e equipadas. Esse é o compromisso do nosso gestor, junto com nossa secretária Dulce Almeida. Para a educação especial, temos projeto para reformar e equipar todos os complexos que fazem parte da inclusão do município. Vamos iniciar essas obras ainda esse ano, realocando essas crianças, pois o atendimento não pode parar. Tudo que nós temos conseguido fazer,tudo que está sob nossa responsabilidade e com orçamento viável, nós temos feito em serviço da educação. Sabems também o quanto nossa educação pode ser potencializada fazendo mais e gastando menos. Esse é nosso objetivo", disse o secretário.


A Palestra


Convidada para o primeiro ciclo da palestra, Hortência Macedo da Silva é graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestrado em Educação especial de Utah, nos EUA, com ênfase em Educação Especial, foi conselheira Do Conselho Estadual de Educação do Amazonas e no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

"Quero socializar neste momento tão grande a felicidade que tenho de estar aqui hoje, palestrando sobre inclusão social a convite da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, Eu sou uma eterna apaixonada poressa área de educação especial. Comecei em 1982, com atendimento a crianças e, a partir daí, eu me dediquei a essa área, que me trouxe aqui, diante dessa multidão de especialistas que dedicam a vida a esse setor. É um privilégio, agradeço a Deus por fazer dar certo e às pessoas da Semed por me colocarem exatamente aqui, nesse lugar, nesse evento com vocês", disse Hortência, ao iniciar a palestra.


O Seminário


No contexto de marcos legais, o direito á educação é garantido pela Constituição Federal de 1998 (BRASIL, 1998). Assim as legislações de e demais documentos normativos, tem sido a base para a formulação de políticas públicas, visando à inclusão dos estudantes público-alvo (alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) no ensino regular.

Como parte das ações do Ministério da Educação -MEC, instituiu-se o “Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, promovido pela Secretaria de Educação Especial - SEESP, voltado para a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino na perspectiva da educação inclusiva.


Em 2008, o Programa passou a integrar o Plano de Metas Todos pela Educação, vinculado à adesão ao Plano de Ações Articuladas, um programa estratégico, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, que inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e o atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.


O objetivo principal é apoiar e dar suporte transformando os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, estimulando um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros, para a garantia do direito de acesso a todos à escolarização, bem como à oferta do atendimento educacional especializado e à garantia da acessibilidade.


Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, por meio da Gerência de Educação Especial – GEE, realizará o Seminário Educação Inclusiva: Direiro à Diversidade visando dar continuidade às formações, ofertar capacitação aos diretores, pedagogos e professores do município de Manaus, para atender a demanda do público-alvo da Educação Especial, com isonomia, proporcionado educação de qualidade.










Comments


Anuncie Conosco

bottom of page