top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Presidente da Ucrânia diz que o país foi deixado sozinho: Russos se aproximam de Kiev


Volodymyr Zelensky disse que não há ninguém disposto a lutar junto com seu país atualmente. (Foto: Getty Images)



Por Agência EFE



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (25), pelo horário local, que seu país foi abandonado após a invasão russa. De acordo com o chefe de Estado ucraniano, não há ninguém disposto atualmente a lutar junto a seu país.


– Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado. Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo – lamentou.


Vestindo uma camiseta, com a barba por fazer e falando em ucraniano, em vez de seu russo nativo, Zelensky disse ter recebido informações sobre grupos de sabotagem.


– É por isso que estou pedindo aos cidadãos de Kiev que sejam vigilantes e cumpram as regras da lei marcial – afirmou.


Entre os muitos rumores falsos que circulam, de acordo com Zelensky, havia um de que ele havia fugido do país. O presidente da Ucrânia reforçou, porém, que ele continuará em Kiev.


Zelensky disse ainda que sua família também está na Ucrânia, mas que ele não poderia divulgar a localização, pois “o inimigo”, forma usada por ele para se referir à Rússia, o teria marcado como alvo número 1 e sua família como alvo número 2.


– Eles querem destruir a Ucrânia politicamente destruindo o chefe de Estado – completou.


Tropas russas se aproximam de Kiev


A imprensa ucraniana informou, no início desta sexta-feira (25), que tropas e tanques russos se aproximam de Kiev, capital da Ucrânia, para iniciar uma invasão por terra. Para tentar atrapalhá-los, o governo ucraniano encorajou moradores a fazerem coquetéis molotov para atacar os russos.



Em outra tentativa de atrasá-los, as forças de defesa ucranianas resolveram explodir uma ponte sobre o rio Teteriv, no caminho para a capital. No entanto, de acordo com o próprio ministério da Defesa ucraniano, militares russos já estão posicionados no distrito residencial de Obolon, em Kiev.


Na madrugada desta sexta, o Ministério da Defesa da Ucrânia também informou que conseguiu interceptar dois ataques aéreos russos à capital do país nesta madrugada. Destroços de um avião militar chegaram a atingir prédios residenciais na cidade durante a noite.


As autoridades ucranianas informaram que tais destroços seriam de uma aeronave russa que havia sido atingida, mas observadores internacionais levantam a possibilidade de ter sido um avião das próprias forças da Ucrânia que teria, na verdade, sido derrubado por um míssil russo.


Um assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashenko, disse à imprensa local que “o dia mais difícil será hoje [sexta]. O plano do inimigo é romper com tanques [as defesas das cidades] de Ivankiv e Chernihiv e ir a Kiev”. O Ministério da Defesa da Ucrânia também informou que teria matado mais de 800 militares russos.


A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, declarou ainda que as forças armadas do país teriam abatido sete aviões militares, seis helicópteros, 130 veículos blindados de combate e mais de 30 tanques. Não é possível, porém, confirmar a veracidade das informações prestadas pelo governo ucraniano.


Comments


Anuncie Conosco

bottom of page