top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Produção industrial no Amazonas recua 4% em junho, aponta PIM Regional do IBGE

Da Redação/Memorial News

Com Dados do IBGE

Foto: Arquivo/Suframa

A produção industrial no Amazonas recuou 4% em junho, em relação ao mês de maio, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. A redução foi a segunda pior registrada dentre os estados do país, conforme o levantamento do IBGE, divulgado nesta terça-feira (8).


Os piores desempenhos foram do Ceará (-6,4%), Amazonas (-4,0%) e Paraná (-3,3%). Já os melhores desempenhos ficaram com os Estados do Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (3,2%) e Santa Catarina (2,6%).

Os resultados da PIM regional apareceram, pela primeira vez, em abril desse ano. A pesquisa é realizada mensalmente, em cima de amostras de empresas, unidades locais da lista de produtos industriais.


Em nível nacional houve um aumento de 0,1%, no mesmo período, conforme o levantamento. De acordo com os dados do IBGE, se comparado a junho de 2022 a indústria, no Amazonas, cresceu 6,6%.


Acumulado do ano


O acumulado do ano no Amazonas manteve-se, em junho, com uma variação de 9,8% , posicionando-o em 1º lugar do ranking entre as Unidades da Federação.


Em seguida, na segunda posição de melhor desempenho, vem Minas Gerais (5,9%) e, posteriormente, o Pará (5,5%). Os piores resultados ficaram com Ceará (-6,2%), Rio Grande do Sul (-6,0%) e Santa Catarina (3,8%).


Acumulado dos últimos 12 meses


Já o desempenho de junho , do Amazonas, no segmento Indústria Geral, nos últimos 12 meses, foi de 8,3% contra 0,1% do desempenho nacional.


O resultado é bem mais expressivo do que o mesmo período ,analisado em junho de 2022, quando o desempenho foi de -3,8% . Isso demonstra que a indústria local está bem acima da nacional, nesta comparação.

Comentarios


Anuncie Conosco

bottom of page