top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Rei Roberto Carlos é homenageado no primeiro 'Prêmio Nobel Verde' em Manaus

Por Tarcísio Layme/Memorial News


O rei Roberto Carlos recebeu a homenagem pela música 'Amazônia', e por toda luta junto com Erasmo Carlos pela preservação do meio ambiente. (Foto: Tarcísio Layme)


Um momento histórico. Foi que todos que subiram ao palco do Teatro Amazonas, na noite desta segunda-feira, 27, descreveram a grande solenidade. O evento 'United Earth Amazônia' foi sediado na capital amazonense dentro do grandioso teatro. O prêmio teve apoio da Prefeitura de Manaus.


6 projetos selecionados, que envolvem a preservação da Amazônia foram premiados, além do 'rei' Roberto Carlos, e Erasmo Carlos, que faleceu no ano passado.


De acordo com Roberto, que foi premiado pela música 'Amazônia', e ainda cantou acompanhado da Orquestra de Câmara do Amazonas, ele ficou muito emocionado com a lembrança. "Nossa luta, a minha e do Erasmo, é muito antiga. A Amazônia precisa ser lembrada sempre. E eu fico muito grato e feliz por terem lembrado de nós dois."


O Prêmio


O prêmio foi criado pela United Earth e a LCTM BrandBuilders e ainda tem entre os patrocinadores: o grupo Tellescom, e a Moto Honda da Amazônia. O grande objetivo é fomentar a preservação da Amazônia.


Marcus Nobel, neto do criador do prêmio mais famoso do mundo, o prêmio Nobel. (Foto: Tarcísio Layme)


Entre os organizadores do prêmio está Marcus Nobel, neto de Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel. Segundo ele, a criação do 'Prêmio Nobel Verde' é uma luta de 50 anos. "Lá na década de 1970, meu pai começou a lutar e se questionar o porquê de não haver um prêmio Nobel do meio ambiente. Hoje fazemos história aqui em Manaus com o primeiro Prêmio Nobel Verde."


Prefeito David Almeida disse que o evento engrandeceu Manaus e o Amazonas. (Foto: Tarcísio Layme)


Na avaliação do prefeito David Almeida, o prêmio United Earth Amazônia contribui para valorizar a região, considerando sobretudo a visão dos amazônidas e daqueles que de fato trabalham em defesa da região.


“Quem são os protagonistas deste meio ambiente? Somos nós, os amazônidas. O mundo precisa discutir a Amazônia, mas por meio de nossa visão. Nós (Manaus) preservamos 97% da nossa floresta e somos exemplos para o mundo”, destacou o prefeito.


Escultura


Ainda na tarde desta segunda, o prefeito David Almeida junto de Marcus Nobel, anunciaram a construção de uma escultura, que será o símbolo do prêmio, para marcar a primeira edição na capital.


A escultura tem o mesmo formato do troféu entregue aos vencedores do prêmio. (Foto: Reprodução da internet)


A proposta é que a escultura seja iluminada internamente por meio de painéis solares, e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) ficará responsável pela implantação da obra. Sua criação foi baseada nos seis pilares da United Earth Amazônia, fauna, flora, ar, água, recursos naturais e humanidade, todos integrados e com os valores éticos da família Nobel, com a missão de unir os povos e as nações em torno de um futuro mais sustentável.


A obra será construída pelo renomado artista brasileiro Darlan Rosa.

Comentarios


Anuncie Conosco

bottom of page