top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Estiagem 2023: Rios da Bacia Amazônica atingem níveis de vazão históricos para setembro

Da Redação - Memorial News

Via G1 Amazonas

Foto: Drone – Ney Marky

Cerca de quatro rios da Bacia Amazônica atingiram o recorde de nível mais baixo já registrado para o mês de setembro. A informação foi apresentada ao g1, pelo relatório do Sistema Geológico Brasileiro (SGB) e da Agência Nacional de Águas (ANA).


A vazante de 2023 vem atingindo os rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Branco e Purus. Dentre os rios afetados, apenas o Madeira e o Solimões não chegaram ao recorde histórico, mas apresentaram índices muito baixos.


O que antes era uma imensidão de água, hoje se resume em um grande banco de terra. A Comunidade do Tumbira, que fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a uma hora e meia de Manaus, tem sofrido as consequências da estiagem severa e os seus mais de 140 moradores estão com dificuldades de locação em função da seca na região.


De acordo com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), responsável por diversas ações que visam o desenvolvimento ambiental da comunidade, as famílias que vivem no local têm o rio como sua principal forma de locomoção e subsistência.

Comunidade do Tumbira antes da seca no Amazonas em 2023. Foto: Lucas Bonny/Divulgação

Comunidade do Tumbira durante a seca no Amazonas em 2023. Foto: Tadeu Rocha/FAS

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page