top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

Tragédia em SP: Tarcísio diz que doações para vítimas estão sendo roubadas e casas saqueadas

Por Agência Estado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que doações que chegam para as vítimas das chuvas no Litoral Norte do estado estão sendo roubadas. Ele disse ainda que o Batalhão de Choque foi enviado para evitar novos furtos.


– Estão saqueando caminhonetes com mantimentos doados. Coloquei o choque agora para acabar com isso – disse Tarcísio.

Os fortes temporais que atingiram a região deixaram, pelo menos, 48 anos mortos. Outras 57 pessoas estão desaparecidas. Além disso, muitos cidadãos necessitam das doações.


Tarcísio também revelou que muitos moradores que estavam em abrigos decidiram voltar para suas casas, mesmo com risco de deslizamentos, por medo delas serem saqueadas.


Governo reforça policiamento após saques no litoral


Cerca de 400 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram enviados às cidades do litoral norte de São Paulo para reforçar o policiamento diante de registros de saques a casas desocupadas por risco de deslizamento e até de veículos com doações a vítimas alojadas na região.


O objetivo é reforçar a sensação de segurança entre a população para facilitar a remoção de pessoas que moram em imóveis que ainda correm risco de desabar.


Os primeiros 80 homens dessa equipe de reforço chegaram ao litoral norte na terça-feira (21/2). Cerca de 300 chegam nesta quarta-feira (22), segundo o governo estadual.


Segundo o Palácio dos Bandeirantes, ainda não houve registro de boletins de ocorrência sobre saques a veículos que levavam doações para a região, mas há notícias de que ocorreram crimes dessa natureza nas últimas horas.


Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o medo de saques a casas tem dificultado a retirada de pessoas de áreas de risco.


“A gente nota uma dificuldade grande”, afirmou Tarcísio. “Você consegue às vezes remover a pessoa para o abrigo e ela recebe a notícia de que saquearam a casa dela. Aí ela quer voltar para casa e não quer sair de jeito nenhum, porque não quer perder o que tem. Então, estamos tendo uma dificuldade muito grande de convencimento”, disse o governador.


Por causa dessa dificuldade, o governo paulista obteve autorização da Justiça para remover compulsoriamente os moradores de casas da região.

Comments


Anuncie Conosco

bottom of page