top of page
Foto do escritorPortal Memorial News

(VÍDEO)David Almeida antecipa retorno das férias e anuncia medidas de combate à pandemia da Covid-19


No próximo dia 22, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, deve vir à Manaus para auxiliar e verificar o estado da cidade em meio a pandemia. Segundo David, a capital amazonens está preparada para a "terceira onda". (Foto: Ruan Souza/Semcom)



Por Tarcísio Layme/Memorial News



O prefeito de Manaus, David Almeida, retornou das férias antes do previsto em função da alta de casos de covid-19 da variante ômicron. Na manhã desta sexta-feira, 14, ele compareceu ao Centro municipal de testagem, no Studio 5 centro de convenções, e inclusive também realizou a testagem, que atestou negativo para a doença.


David Almeida convoncou a imprensa de Manaus para anunciar novas medidas emergenciais, de combate à pandemia. (Foto: Tarcísio Layme/Memorial)


Especialistas falam em uma terceira onda de casos da covid com a nova variante. Em Manaus o número de novos casos saltou de 37, em 1º de janeiro, para 1.659 nesta quarta-feira, 13, um aumento de mais de 4.300%. Ainda segundo o boletim mais atualizado da FVS-AM, dos 121 pacientes internados em leitos clínicos, 44 não são vacinados, 51 tomaram somente a primeira dose, 24 tem as duas doses e 2 tem a dose de reforço. Dos 40 pacientes em UTI, 23 não são vacinados, quatro tomaram a primeira dose, 11 tem as duas doses e 2 tem dose de reforço. Apesar do alto número de casos, na última quinta feira apenas 4 óbitos foram registrados no estado por conta da doença.


Tudo isso, segundo o prefeito, devido ao alto número de vacinados na cidade. "Nós temos aqui um escudo muito grande chamado vacina. Que todos possam procurar a vacinação pra que a gente possa estar protegidos nesse momento difícil. O momento em que nós vivemos hoje é muito diferente do que vivemos no ano passado. Um ano exatamente daquele fatídico dia da falta de oxigênio. Com o avanço da vacinação temos uma realidade diferente, inclusive nesses pontos aqui de testagem as pessoas que testam positivo já tem todo um suporte médico no próprio local."


Convocação de funcionários para a saúde


O prefeito ainda anunciou várias medidas no local. Segundo ele, desde dezembro 1.505 servidores da saúde na cidade foram afastados por conta da covid-19. Em função disso o prefeito vai prorrogar o estado de emergência e vai contratar cerca de 500 funcionários para a saúde em um edital de convocação para trabalharem nos centros de vacinação e testagem na cidade.


Cancelamento de verba para o Carnaval


David Almeida anunciou que não haverá verba e nem autorização municipal para qualquer bloco ou mesmo para o desfile das escolas de samba durante o carnaval. O prefeito apontou que não é o momento para aglomerações e reuniões desnecessárias.

Visita do Ministro da Saúde à capital amazonense


No próximo dia 22, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, deve vir à Manaus para auxiliar e verificar o estado da cidade em meio a pandemia. Segundo David, a capital amazonens está preparada para a "terceira onda".


"Nós temos insumos, nós temos medicamento e testes. Nós temos aí ao menos testes para suprir a demanda atual em aproximadamente 20 ou 25 dias, e já vamos repor nosso estoque com 250 mil testes. A presença do ministro aqui na cidade também se dá em um momento oportuno, já que tivemos problemas com os médicos afastados no ano passado, foram 162 médicos afatados e foi feito um chamamento rápido do programa Mais Médicos em que 108 médicos foram contradados e esse contrato se encerraria agora no dia 1o de fevereiro e já renovamos esse contrato por mais 6 meses até que tenhamos concluído o certame do concurso da Secretaria Municipal de Saúde pra contratação de mais de 2 mil pessoas."

Servidores municipais em home office


Uma testagem em massa foi realizada em todas as secretarias municipais e aproximadamente 28% dos servidores testaram positivo para a covid-19. Com isso, idosos e pessoas com comorbidades que trabalhem na prefeitura trabalharão pelos próximos 15 dias de casa.


Vacinação Infantil


Na segunda-feira, 17, incia-se a vacinação de crianças na capital amazonense. A meta é de vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do MS, totaliza 260.721 crianças. A vacina utilizada será a Pfizer pediátrica, única autorizada para esta faixa etária no país, e que traz um frasco na cor laranja, para evidenciar a diferença com a vacina utilizada no público de 12 anos e mais, cuja embalagem é roxa. As vacinas estarão disponíveis em 4 pontos estratégicos da cidade:


• Sesi Clube do Trabalhador

Alameda Cosme Ferreira, 7399 - São José I


• Shopping Via Norte

Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760 - Monte das Oliveiras


• Parque das Crianças

R. Castro Alves, 100 - Aleixo


• Centro de convivência da família Magdalena Arce Daou

Av. Brasil, s/n - Santo Antônio

Os horários devem ser divulgados em breve.


Veja na íntegra a entrevista coletiva do prefeito David almeida:




Comments


Anuncie Conosco

bottom of page