A capacidade de realização de testes será similar à do Studio 5, ou seja, 200 por hora, incluindo coleta da amostra, testagem e emissão de resultado. O atendimento médico será feito por uma equipe de 14 profissionais e dois pontos de atendimento farmacêutico também estarão disponíveis para a entrega dos medicamentos prescritos. (Fotos: João Viana/Semcom)
Por Andréa Arruda/Semsa
O novo Centro Municipal de Testagem para Covid-19, montado pela Prefeitura de Manaus, com apoio do governo do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, começa a funcionar às 9h desta quarta-feira, 19/1. A unidade vai ampliar a capacidade de oferta de testes para diagnóstico de Covid-19 na capital, oferecendo também assistência médica e farmacêutica. O atendimento, exclusivo para pessoas com sintomas gripais na fase inicial (até 7 dias), será de segunda a sábado, das 9h às 19h.
O novo Centro de Testagem vai contar com 40 estações de notificação, para atendimento inicial do usuário; e com 20 estações de coleta.
Este é o segundo centro de testagem descentralizado que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) coloca em operação, como estratégia emergencial para desafogar as unidades de saúde, onde a procura aumentou mais de 200% no mês de janeiro. A primeira unidade foi instalada no último dia 12, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, onde foram realizados mais de 14 mil testes nos primeiros cinco dias de atendimento.
Nesta terça-feira (18) o prefeito David Almeida, junto com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, mandaram mensagem através de Live, orientando a população manauara como proceder.
O novo Centro de Testagem vai contar com 40 estações de notificação, para atendimento inicial do usuário; e com 20 estações de coleta. A capacidade de realização de testes será similar à do Studio 5, ou seja, 200 por hora, incluindo coleta da amostra, testagem e emissão de resultado. O atendimento médico será feito por uma equipe de 14 profissionais e dois pontos de atendimento farmacêutico também estarão disponíveis para a entrega dos medicamentos prescritos.
A assistência médica e farmacêutica será prestada aos pacientes com resultado positivo e aos que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de influenza. O tipo de teste utilizado é o teste rápido de antígeno, feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), com a entrega de resultado entre 15 e 20 minutos.
Público-alvo
O serviço de testagem é exclusivo para pessoas que apresentem sintomas. Pessoas sem qualquer sintoma de gripe ou com sintomas iniciados há mais de sete dias não devem procurar o Centro de Testagem e sim uma unidade básica de saúde (UBS) para atendimento médico. Após esse período o teste rápido deixa de ser indicado.
Além dos dois Centros Municipais de Testagem, a rede de saúde da Prefeitura de Manaus oferece o exame para Covid em outras 32 UBSs, listadas no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.
Levantamento da Semsa mostra que, do dia 3 até o dia 17 de janeiro, a rede municipal realizou o total de 31 mil exames. Destes, 49% foram positivos para Covid-19, o que corresponde a 15.063 pessoas, com assistência e orientação de isolamento para a redução da circulação viral no município.
Comments