Por Matheus Dantas/Lancepress
Em final de tempos distintos no Maracanã, Flamengo e Corinthians empataram e, nos pênaltis, o Rubro-Negro levou a melhor, conquistando a Copa do Brasil pela quarta vez. Coube a Rodinei deslocar Cássio e marcar o gol do título do Flamengo. (Foto: Armando Paiva/Lancepress)
Faz a festa, Nação! Foi com emoção até o fim, mas diante de mais de 68 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo conquistou o Tetra da Copa do Brasil ao superar o Corinthians. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, o Rubro-Negro bateu o rival em uma disputa de pênaltis emocionante por 6 a 5. A bola do título acabou com Rodinei.
Durante os 90 minutos, Flamengo e Corinthians fizeram jogo digno de final de Copa do Brasil. Melhor no primeiro tempo, o time de Dorival abriu o placar com Pedro. A resposta da equipe de Vitor Pereira veio emótimo segundo tempo, e o empate veio com Giuliano.
O período de comemoração não será longo. Daqui a 10 dias, em 29 de outubro, o Flamengo enfrenta o Athletico, em Guayaquil, na decisão da Copa Libertadores. Já o Corinthians volta suas atenções para o Brasileirão, buscando confirmar o seu lugar no G4 da Série A.
REVERÊNCIA: PEDRO EMBALA A NAÇÃO!
O Flamengo não demorou para retribuir a grande festa feita pela torcida no Maracanã. Em linda troca de passes, Everton Ribeiro deixou Pedro cara a cara com Cássio, e o camisa 21 foi preciso, tocando por baixo do goleiro do Corinthians para abrir o placar aos 6.
MUDANÇAS NÃO IMPEDEM DOMÍNIO DO FLA
A novidade na equipe de Dorival Júnior foi a presença de Vidal no lugar de João Gomes, suspenso. Se não tem o mesmo poder de marcação, o chileno deu maior fluidez ao meio de campo, contando com os auxílios de Thiago Maia e David Luiz para fechar os espaços.
Vitor Pereira, por sua vez, surpreendeu e iniciou o jogo com uma linha de três atrás: Gil, Balbuena e Fábio Santos, encorpando a linha de meio de campo com Fagner e Piton abertos pelos lados. O plano, contudo, não tirou o domínio do rival no setor. A verdade é que, apesar da boa participação de Yuri Alberto, o Corinthians só exigiu de Santos boas defesas a partir dos 40 minutos, mas o goleiro foi bem.
Antes do intervalo, Arrascaeta até chegou a botar a bola na rede e ampliar para o Flamengo, mas o gol foi anulado por impedimento de Gabigol, que havia chutado a bola na trave imediatamente antes.
CORINTHIANS RETORNA À ESQUEMA E CRESCE Para o segundo tempo, Vitor Pereira devolveu o Corinthians ao esquema já conhecido da Fiel, com Adson substituindo Lucas Piton. E o time melhorou, com mais posse de bola nos minutos iniciais, se aproximou da área do Flamengo e levou perigo com Yuri Alberto finalizando por cima da meta de Santos ainda aos seis minutos. A resposta do Flamengo foi imediata e em velocidade, com Gabi acionando Arrascaeta dentro da área. O uruguaio tentou tirar de Cássio, mas o camisa 1 corintiano se agigantou e impediu o gol.
JOGO ABERTO E CHANCES PERDIDAS! A partir disso, o jogo ficou aberto. Com o Corinthians mais presente no campo de ataque, Róger Guedes teve as principais chances do time, mas as desperdiçou. Por outro lado, o Flamengo soube explorar o espaço e contra-atacou em velocidade. Mais uma vez, Gabi acertou a trave e Everton Ribeiro marcou no rebote, mas estava impedido.
FLA 'CHAMA' CORINTHIANS E SOFRE! A partir dos 25 minutos, o time de Vitor Pereira perdeu intensidade, mas o técnico voltou a fazer boas alterações, com Giuliano e Adson dando profundidade ao Corinthians. As substituições de Dorival, por sua vez, retraíram ainda mais a equipe, especialmente as saídas de Thiago Maia e Vidal para entradas de Matheuzinho e Fabrício Bruno. De tanto rondar a área, o Corinthians chegou ao gol de empate - com justiça - aos 36 minutos. Mesmo com oito jogadores de linha dentro da área, o Flamengo não conseguiu limpar a área e, após bate e rebate, Giuliano encheu o pé para deixar tudo igual no Maracanã. Até o apito final, nervosismo, paralisação por sinalizadores na torcida e pouco futebol. A tensão tomou conta e a disputa de pênaltis veio.
EMOÇÃO ATÉ O FIM DOS PÊNALTIS Seguindo o ritmo da partida, os pênaltis foram tão emocionantes quantos. Nas cinco primeiras cobranças, Filipe Luís errou a primeira do Flamengo e Fagner a quarta do Corinthians. Na segunda fase das alternadas, Mateus Vital abriu isolando a cobrança. Coube, então, a Rodinei deslocar Cássio e marcar o gol do título do Flamengo. Os autores dos gols foram David Luiz, Léo Pereira, Everton Ribeiro, Gabi. Cebolinha e Rodinei, pelo Flamengo. Pelo Corinthians, Fabio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Yuri Alberto e Maycon.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1(6)x(5)1 CORINTHIANS Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Data e hora: 19 de outubro, às 21h45 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Assistentes: Bruno Raphael (GO) e Bruno Boschilia (PR) Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Gonçalves (RN) Renda/Público: R$ 11.177.332,00 / 61.566 pagantes / 68.097 presentes
Gols: Pedro (1-0, 6'/1ºT) e Giuliano (1-1, 37'/2ºT) Cartão amarelo: Thiago Maia, Léo Pereira, (FLA); Fausto Veras, Lucas Piton (COR) Cartão vermelho: Não houve.
FLAMENGO (Técnico: Dorival Júnior) Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno, 26'/2ºT), Vidal (Matheuzinho, 18'/2ºT), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo, 33'/2ºT); Gabigol e Pedro (Everton Cebolinha, 33'/2ºT).
CORINTHIANS (Técnico: Vitor Pereira) Cássio; Gil, Balbuena e Fabio Santos; Fagner, Du Queiroz (Giuliano, 21'/2ºT), Fausto Veras (Maycon, 32'/2ºT), Renato Augusto e Lucas Piton (Adson, Intervalo, e, depois, Mosquito, 47'/2ºT); Róger Guedes (Mateus Vital, 32'/2ºT) e Yuri Alberto.
Comments