Da Redação
A principal reivindicação é sobre um recurso de R$ 10 milhões aprovado em fevereiro para os povos e que não foi aplicado pelo presidente.
Um grupo de indígenas, representantes de povos tradicionais no Amazonas, ocupam a sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), na Zona Norte de Manaus, em protesto pedindo a saída do presidente da entidade, Zenilton Mura.
De acordo com o cacique Melquides Kambeba, os indígenas começaram a ocupar a sede da FEI no domingo (3). A principal reivindicação do grupo é sobre um recurso de R$ 10 milhões aprovado em fevereiro para os povos e que não foi aplicado pelo presidente.
“Entrou desde o dia 15 de fevereiro para essa instituição, a FEI, o qual era pra ser aplicado nos projetos e nas demandas da população indígena. Até o momento, esse dinheiro não apareceu”, disse.
Outra reivindicação do grupo indígena é sobre um carro da Fundação, que era usado para transportar as lideranças, mas que ficou danificado após ser envolvido em um acidente de transito. Segundo os manifestantes, o veículo estava sendo conduzido por um filho do presidente da FEI, que não teve o nome divulgado.
“Queremos a troca dele imediatamente. Nós, lideranças indígenas, não fomos consultados como consta na nossa Constituição Federal. O governador Wilson Lima não consultou e este presidente está aqui apenas indicado e a gente não concorda com isso”, afirmou o cacique.
Conforme as lideranças indígenas que ocupam a sede da FEI, eles não receberam nenhum retorno da Fundação sobre as reivindicações até a tarde desta segunda. Eles pretendem permanecer no local até serem ouvidos.
Comments